Notícias
ESEnfC distinguida com o Selo de Qualidade - Academia Voluntária

 

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de ser distinguida com o Selo de Qualidade - Academia Voluntária, honra atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) às instituições de ensino superior que, pelo menos nos últimos dois anos, implementaram e impulsionaram políticas de promoção ativa do voluntariado.

Este reconhecimento público, concedido a mais 11 instituições (às escolas congéneres do Porto e de Lisboa, a politécnicos e universidades), tem, também, o objetivo de «potenciar uma rede de partilha, que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas, no âmbito da promoção e implementação de projetos académicos de voluntariado em Portugal», lê-se no regulamento de candidatura a este selo de qualidade.

Desde o início de 2022 que a ESEnfC tem a funcionar um Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV), embora há décadas que as atividades de apoio à comunidade feitas de forma desinteressada entronquem na missão da atual Escola e das que a antecederam.

Atualmente, a ESEnfC é membro de várias entidades vocacionadas para o voluntariado e para a participação cívica dos cidadãos, como a Academia de Líderes UBUNTU, o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), a plataforma Transforma Portugal e a Rede de Voluntariado no Ensino Superior.

A ESEnfC tem, também, parcerias com a Associação Integrar, com o Banco Alimentar contra a Fome, com o Fundo Solidário NEXT (Instituto Universitário Justiça e Paz) e com a Cáritas.

A ação de voluntariado ambiental “Mondego limpo tem mais encanto”, que já conta com cinco edições, é outra iniciativa levada a cabo pelo GAV/ESEnfC.

Dia 5 de dezembro, Dia Internacional dos Voluntários, será entregue, em cerimónia pública na Culturgest, em Lisboa, o Selo de Qualidade - Academia Voluntária às 12 instituições que o mereceram, de acordo com um júri composto por representantes da CASES, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado e da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

De acordo com a CASES, entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, «pretende-se que este Selo de Qualidade - Academia Voluntária passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania».

Segundo os resultados do Inquérito ao Trabalho Voluntário, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (dados de 2018), «a taxa de voluntariado mais elevada foi observada nos indivíduos com nível de escolaridade superior (15,1%), o que evidencia que a participação em ações de voluntariado está associada ao nível de escolaridade», nota a CASES no regulamento desta marca de qualidade.

A equipa do GAV/ESEnfC é composta pelas professoras Marina Montezuma (que coordena) e Maria da Alegria Simões, pela assistente social Mafalda Vale, pela técnica superior Carla Martins e pela estudante Tânia Esteves.

 

[2022-11-14]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende