Notícias
Professor da ESEnfC apurado para os Jogos Olímpicos

 

Docente é atleta federado da equipa “Team El Comandante”

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Santos, vai correr, no dia 10 de agosto do 2024, na Marathon Pour Tous (Maratona para Todos) dos Jogos Olímpicos de Paris.

O docente da ESEnfC, especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que pratica atletismo desde os 51 anos de idade (após uma pausa de três décadas), foi selecionado para participar numa maratona olímpica para corredores amadores, o que acontece pela primeira vez.

A prova, que decorrerá no final do dia (19h00), tem exatamente o mesmo percurso da maratona de atletas profissionais que a antecede.

A largada, para os exigentes 42,195 quilómetros da maratona olímpica de Paris, que terá várias subidas, será no Hotel de Ville (sede da Câmara Municipal da capital francesa) e a chegada na Esplanade des Invalides, com passagens pelas pirâmides do Louvre, pelo Palácio de Versalhes e pela Torre Eiffel.

Serão 20.024 atletas em prova, em alusão ao ano em que acontece a Olimpíada de Paris, com igual número de homens e mulheres.

José Carlos Santos, que também se estreia em França, foi um de três atletas federados da equipa “Team El Comandante” (Associação de Atletismo de Braga) apurados para esta prova.

«Para já», o professor da ESEnfC diz-nos que «as sensações [de poder participar nos Jogos Olímpicos] são muito positivas» e que há «um cariz e um envolvimento especiais» por se tratar do «maior acontecimento desportivo do mundo».

Quanto às provas que precisou de superar para ser apurado, José Carlos Santos teve, em primeiro lugar, de se candidatar – a última vez que consultou a lista, estavam mais de 680.000 inscritos – e, depois, cumprir «os desafios que a organização foi lançando», relacionados com tempos mínimos para percorrer determinada distância, ou com outras «tarefas ligadas à performance de corrida», explica-nos o docente.

José Carlos Santos, que habitualmente treina mais pela madrugada ou manhã, vai, agora, ter de preparar-se para uma maratona ao anoitecer: «Terei de treinar mais para o final do dia, de forma a trabalhar no sentido da habituação/condicionamento de esforço» para o horário da prova.

Considerando que, além da hora, «o mais desafiante vai ser o percurso, que é pouco plano, com algumas subidas e descidas», a preparação do professor da ESEnfC passará, segundo previsto, pela realização de duas maratonas: «uma com um percurso com algumas semelhanças ao nível da altimetria (em novembro) e outra, mais plana, para tentar melhorar o tempo/ritmo (em março)».

«Só fiz uma maratona à noite, na Noruega (Tromso), e não correu mal. Veremos como vai ser em Paris. No dia 10 de agosto, será sobretudo desfrutar da oportunidade, controlar emoções, “respirar” o ambiente olímpico e dar o máximo para chegar à meta», afirma José Carlos Santos, que fará a Maratona para Todos com 59 anos de idade.

Além de Portugal, o docente da ESEnfC já correu em países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Espanha e Noruega (neste, obteve o 3º lugar, na respetiva faixa etária, na Maratona de Tromso), tendo concluído 11 maratonas e 28 meias-maratonas.

 

[2023-10-18]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente
  • JUN
    04
    Presencial & Online
    ETHCOM: Escola de Verão & 2º Evento Multiplicador (ME2)
  • JUN
    03
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende