Notícias
Solução inovadora para asmáticos vence evento na Itália: estudante da ESEnfC Francisco Ferraz está na equipa ganhadora

 



O estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Francisco Ferraz, faz parte da equipa multidisciplinar que, no dia 10 de abril, venceu o evento "DISRUPT Quality of Care Hackathon", realizado em Milão, ao apresentar um projeto inovador para doentes asmáticos.

Trata-se de uma «solução digital inovadora e dinâmica, pensada para a gestão da terapêutica de pessoas asmáticas, nomeadamente para crianças e as suas famílias, mas também desenhada para o aumento da literacia/educação em saúde neste âmbito», explica-nos o estudante de licenciatura da ESEnfC, que participou no evento em representação da Associação Europeia de Enfermeiros Recém-Licenciados e Estudantes de Enfermagem (ENSA - European Early Career Nurses and Nursing Students' Association).

A equipa vendedora, de um total de sete que participaram nesta iniciativa organizada pelo Gabinete de Qualidade de Cuidados e Segurança do Paciente da OMS - Europa (Atenas), é composta por Francisco Ferraz (único estudante de Enfermagem presente no evento), por um médico neurologista e por duas estudantes de mestrado, nas áreas de Engenharia Biomédica e de Saúde Digital.

Este evento híbrido reuniu membros de várias instituições e entidades comprometidas em acelerar a inovação em cuidados de saúde de qualidade, que exploraram ideias inovadoras com vista à melhoria da qualidade dos cuidados e da segurança dos pacientes em toda a região europeia da OMS.

Francisco Ferraz afirma que o evento em que participou tem por objetivo «fomentar a criação de soluções práticas e inovadoras para aumentar a qualidade e a resiliência dos sistemas de saúde, visando a cobertura universal de saúde e um melhor acesso, através de abordagens de cuidados modernizadas e empreendedoras». E que, «num futuro próximo», a equipa a que pertenceu neste "DISRUPT Quality of Care Hackathon" irá «continuar o trabalho tendo em vista a melhoria do protótipo e a implementação da ideia no mundo real».

«A minha presença neste evento a representar a ENSA está em linha com a nossa visão e missão, de promover e encorajar o envolvimento de estudantes de Enfermagem em projetos empreendedores e na criação de soluções inovadoras», sublinha Francisco Ferraz, que é igualmente membro representante dos discentes no Conselho Pedagógico da ESEnfC.

Em dezembro último, Francisco Ferraz participou no evento “Force of the future: co-creating youth action on immunization” (“Força do futuro: cocriando ações juvenis em matéria de imunização”), que teve lugar na Cidade da Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhaga, capital da Dinamarca. Ali apresentou duas comunicações (uma oral e outra em formato de poster) sobre a importância da vacinação.

 

[2024-04-22]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente
  • JUN
    04
    Presencial & Online
    ETHCOM: Escola de Verão & 2º Evento Multiplicador (ME2)