A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) esteve representada na 2.ª edição da Academia ORSIES (Observatório da Responsabilidade Social e das Instituições de Ensino Superior), que se realizou no dia 25 de setembro (Dia Nacional da Sustentabilidade), nas instalações da Universidade de Coimbra (UC).
A coordenadora do Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) da ESEUC, Marina Montezuma, participou neste encontro, onde se debateu “Como a Inteligência Artificial (IA) pode impulsionar a Sustentabilidade no Ensino Superior”, tema apresentado pelo docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Luís Macedo, que é professor de “Inteligência Artificial Confiável e Responsável”, “Inteligência Artificial Centrada no Humano” e “Inteligência Artificial e Resolução de Problemas”, disciplinas de cursos de mestrado e de licenciatura.
«O debate sublinhou as oportunidades e riscos da utilização da Inteligência Artificial no ensino superior, destacando a importância de uma abordagem ética, transparente e centrada no ser humano, capaz de reforçar o papel das instituições enquanto agentes de transformação social», refere o ORSIES no respetivo website.
Na ocasião, foi também assinalado o SDG Flag Day (Dia da Bandeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Criado em 2017, por iniciativa da Fórum Estudante e com o apoio do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ORSIES é uma rede colaborativa de instituições de ensino superior com o objetivo de promover a responsabilidade social através da troca de experiências e partilha de boas práticas.
A ação de voluntariado ambiental “Mondego limpo tem mais encanto”, dinamizada pelo GAV/ESEUC foi classificada pelo ORSIES - Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior como “prática inspiradora”.
A 1.ª edição da Academia ORSIES decorreu, no dia 17 de junho, no Instituto Politécnico de Leiria, subordinada ao tema “Saúde Mental no Ensino Superior”. Nesse encontro, a ESEUC esteve representada pela assistente social Eva Lima e pela enfermeira de Saúde Escolar Andreia Cristina.
[2025-09-29]