Eventos
Cyborgs e Biotecnologias: Novas Fronteiras do Cuidar - I Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar

 


As biotecnologias da saúde associadas às tecnologias de informação e comunicação tiveram, nas últimas décadas, uma disseminação exponencial na tessitura social, alterando profundamente a forma como os cuidados de saúde são compreendidos e implementados. A integração da tecnologia nos cuidados de enfermagem implica, não apenas uma transferência de aplicações e sistemas tecnológicos de alta intensidade e a sua utilização na prática clínica,  mas uma transformação da própria essência do Cuidar.

As novas possibilidades de pensamento trazidas pelo impacto das biotecnologias na área da saúde, artefactos digitais, sistemas informáticos e a cyborguização do corpo e do humano nos processos de Cuidar traduzem-se em novos paradoxos conceptuais. O que significa Cuidar? Como cuidar de um ser humano enquanto corpo-conectado a artefactos tecnológicos? Como Cuidar de um híbrido digital?

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Unidade Científico Pedagógica de Enfermagem Fundamental), pretende contribuir para a formação de profissionais de saúde reflexivos, capazes de integrar as abordagens tecnológicas com o cuidado integral da pessoa.

Com este objectivo estamos a organizar um colóquio para partilhar e redescobrir o sentido do Cuidar enquanto essência de enfermagem, a partir da abordagem filosófica sobre as questões da técnica e tecnologia na reconfiguração do Humano.

Este encontro científico integra-se no Projecto Estruturante: História e Epistemologia da Saúde e Enfermagem, Estudo Associado “Cuidar em Enfermagem: Cyborgs, Biotecnologias e cuidados digitais” ancorado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-E).

O encontro está aberto a investigadores, profissionais e estudantes da área da Saúde e Tecnologias da saúde, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais e outras áreas afins.

 


Inscrições e informações:


Notícias
Ler Todas

  • 2020-06-02
    Estudo sobre bem-estar durante o surto da COVID-19: possibilidade de não conseguir completar com sucesso o ano letivo é grande preocupação dos estudantes da ESEnfC
  • 2020-05-25
    Aulas de prática laboratorial na ESEnfC regressam ao modo presencial
  • 2020-05-22
    28 países participam à distância na Conferência Bienal Europeia da Sigma acolhida pela ESEnfC
  • 2020-05-15
    Relatório sobre enfermagem no mundo é «oportunidade para reavaliar opções políticas também em Portugal»
  • 2020-05-06
    ESEnfC em consórcio nacional para o desenvolvimento de calçado terapêutico para diabéticos