Eventos
1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP

RESM-LP

Colega,

Seja bem-vindo ao 1º Seminário Internacional da Rede de Enfermagem de Saúde da Mulher dos Países de Língua Portuguesa (RESM-LP), intitulado: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP.

 

Os desafios complexos e emergentes da saúde do século XXI exigem de nós uma abordagem mais proactiva e inovadora no desenvolvimento da saúde das mulheres (OMS, 2016). Investir na saúde e bem-estar das mulheres é antes de tudo ajudar a aceder a um direito, mas também ajudar ao desenvolvimento de sociedades estáveis, pacíficas e produtivas, pois contribui para acabar com as mortes evitáveis, para reduzir a pobreza, para estimular a produtividade e o crescimento económico e assim criar um mundo onde todas possam prosperar e alcançar o seu pleno potencial. (Ban Ki-moon, 2015). A enfermagem do terceiro milénio deve estar comprometida com esta realidade.

Este evento tem como objetivos: refletir sobre a estratégia global para a saúde das mulheres no mundo, com enfoque nos países de língua portuguesa; divulgar os direitos das mulheres à saúde sexual e reprodutiva; refletir sobre a importância do ensino superior em enfermagem para a saúde das mulheres; e analisar as políticas de saúde das mulheres no mundo e nos países de língua portuguesa. Para a sua consecução iremos ter várias conferências e vários paineis onde teremos oportunidade de escutar diferentes pessoas, oriundas de organizações internacionais, de órgãos de poder político, investigadores / professores, técnicos, entre outros.

Assim, consideramos ser uma excelente oportunidade para reunir – de modo presencial ou virtual – enfermeiras/os, parteiras, políticos, professores, investigadores, ativistas e todas as pessoas de diferentes partes do mundo, que se sentem interessadas e comprometidas com a saúde das mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para além da sua participação, convidamo-lo a partilhar experiências, práticas inovadoras, projetos, resultados de investigação ou teorias, que possam ajudar a orientar as decisões politicas e a sustentar as práticas profissionais, capazes de promover mais saúde e bem estar para todas as mulheres que vivem em paises de lingua oficial portuguesa.

Teremos ainda oportunidade para vivenciar alguns momentos culturais, nomeadamente gastronómicos e musicais.

Este seminário é organizadado pela RESM-LP que é uma rede que conjuga esforços e rentabiliza o potencial das enfermeiras/os e/ou parteiras, contribuindo para que cada mulher e cada menina que vivem em países de língua portuguesa, desenvolvam o seu potencial de saúde, conheçam os seus direitos, sejam capazes de se autodeterminar face ao seu projeto de vida / saúde, tenham oportunidades sociais e económicas, e possam participar plenamente na construção de sociedades sustentáveis e prósperas.

Os membros da RESM-LP pertencem a diferentes áreas de intervenção – politica, clinica e académica – e trabalham no contexto transcontinental, com a coordenação executiva na ESEnfC (Coimbra/Portugal). A  RESM-LP possui  diversificação de talentos, oportunidades, conhecimentos e tecnologias de enfermagem na saúde da mulher; vontade das enfermeiras/os - parteiras de, com as mulheres e homens, produzirem pesquisas e tecnologias de enfermagem na saúde da mulher; recursos societais e estatais que podem ser otimizados.

Na RESM-LP o princípio da solidariedade é praticado face à riqueza da diversidade científica, cultural e tecnológica das/os enfermeiras/os e parteiras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Por isso, temos neste Seminário o objetivo de compartilhar saberes e práticas nos cuidados às mulheres para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável entre países de língua portuguesa.

Por tudo o referido e por tudo o que esperamos viver e projetar nos dias 20, 21 e 22 de outubro, de certo que nos vai permite sair mais capazes de ajudar a desenvolver melhor saúde e bem estar para as mulheres. E ao conhecer a RESM-LP acreditamos que vai encontrar um espaço onde pode desenvolver um trabalho reforçado, mais proficuo, que permitirá melhor realização pessoal e profissional. 

 

Teremos um enorme gosto em poder contar consigo no Iº Seminário Internacional da RESM-LP para aprender, partilhar, conviver, rever colegas e amigos, criar novos amigos, estreitar laços profissionais e ampliar e fortalecer a RESM-LP .

 Esperamos por si!

 


Inscrições e informações:

 

INFORMAÇÃO:
A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.

Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais


Notícias
Ler Todas

  • 2022-11-14
    ESEnfC distinguida com o Selo de Qualidade - Academia Voluntária
  • 2022-11-06
    Faleceu o Professor António José Pinto de Morais
  • 2022-11-04
    ESEnfC promove-se além-fronteiras: missões em Moçambique, Espanha, Colômbia e Brasil
  • 2022-11-03
    Danças afro-latinas: projeto vitorioso do orçamento participativo da ESEnfC inicia em novembro
  • 2022-10-28
    ESEnfC utiliza vídeo 360º para o desenvolvimento de competências em comunicação pediátrica