Eventos
II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania

II coloquio envelhecimento 2022

 

O aumento da longevidade com o qual a sociedade moderna se tem vindo a confrontar coloca novos desafios e exigências aos serviços de saúde que devem contar com profissionais dotados de formação especializada para atender às reais necessidades das pessoas mais velhas e das suas famílias.

Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo. Esta posição demográfica é, em muitos casos, acompanhada por uma transição epidemiológica, especialmente associada a uma crescente prevalência de doenças crónicas e síndromes geriátricas, o que contribui para um aumento da dependência física, psíquica e social, diminuição da funcionalidade e um aumento da necessidade de mais e melhores cuidados de saúde.

No seguimento das orientações emanadas pela Organização Mundial da Saúde, que definem como objetivos prioritários dos cuidados dirigidos às pessoas mais velhas a promoção da capacidade funcional, do envelhecimento ativo e da qualidade de vida, os enfermeiros são desafiados à implementação de um leque alargado e contínuo de cuidados que lhes permitam satisfazer as necessidades singulares (biológicas, sociais e económicas) e potencialidades daqueles que envelhecem.

Este desafio dita a necessidade do desenvolvimento do conhecimento na área da Gerontologia e da Geriatria e, consequentemente, remetem para o desenvolvimento de competências necessárias a uma boa prática na área da Enfermagem Gerontogeriátrica.

Assim, este segundo Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania será um espaço para reflexão que, a partir de experiências nacionais e internacionais, procura desenhar o melhor percurso para a formação em Enfermagem Gerontogeriátrica em Portugal.


 


Informações e inscrições:
esc@esenfc.pt
http://www.esenfc.pt/event/esc2022

 

INFORMAÇÃO:
A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.

Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais


Notícias
Ler Todas

  • 2025-09-29
    ESEUC na 2ª edição da Academia ORSIES sobre o tema da IA como impulsionadora da sustentabilidade no ensino superior
  • 2025-09-26
    Estudante da ESEUC Regina Ferreira da Silva embaixadora da 10ª edição da Académica Start UC
  • 2025-09-23
    Estudantes de mestrado da Escola de Enfermagem de Coimbra visitaram Centro San Camilo, em Madrid
  • 2025-09-22
    Mestrados e pós-graduações: ESEUC acolhe 267 estudantes para aprenderem a 'resolver problemas complexos'
  • 2025-09-17
    Estudante da ESEUC eleita diretora de Assuntos Internos da Associação Europeia de Estudantes de Enfermagem