Eventos
Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade

 

Colóquio 25 de abril

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em conjunto com outras instituições, nomeadamente o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro & CETAPS-FLUP, organiza o colóquio bilingue “Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril – cultura e comunidade”.

Este evento, visa fomentar a reflexão, junto de toda a comunidade académica e público geral, sobre matérias diretamente relacionadas com a liberdade de expressão e comunicação na sociedade atual; a formação para a cidadania dos estudantes da academia; a reflexão sobre as mudanças, os contextos e os desafios que se colocam à sociedade portuguesa atual e, de um modo global, às liberdades e garantias pessoais,  que são parte indivisível das sociedades livres, democráticas e respeitadoras dos direitos humanos. O colóquio promove também a interligação entre diferentes instituições académicas. Esta ação vai de encontro ao ODS 4 – Educação de Qualidade, onde se prevê que os estabelecimentos de ensino participem e contribuem para uma formação sólida não apenas em competências profissionais, mas também para o crescimento de cidadãos atentos e participativos e ODS 16 -  Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que remete para a promoção de sociedades justas, pacíficas e inclusivas e do Estado de direito ao nível nacional e internacional; redução de todas as formas de violência; construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Como a influente pensadora do século XX Hannah Arendt sabiamente observou no seu livro de meados do século XX A Condição Humana: "a condição humana compreende mais do que as condições sob as quais a vida foi dada ao homem", que ela afirma envolver o processo pelo qual "Tudo o que entra no mundo humano por sua própria vontade ou é atraído para ele pelo esforço humano torna-se parte da condição humana" (Arendt, 2018: 9).

Com a emergência dos efeitos de um mundo altamente globalizado, Arendt recorda-nos como as velhas certezas deram lugar a novas possibilidades decorrentes da aplicação de tecnologias inovadoras que trazem novos desafios, o que significa que: "... assim o afastou completamente de uma dada realidade - isto é, da condição humana de ser um habitante da terra", "nunca foi tão convincente como a dúvida universal da qual surgiu e que era suposto dissipar" (Arendt, 2018: 285).

Este colóquio procura apresentar ideias que se prestem à descoberta de novos modos de perceção sobre a génese e evolução da sociedade portuguesa a partir dos momentos culturais, históricos e políticos que conduziram e resultaram da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974.

Um painel de oradores empenhado e variado oferecerá as suas perspetivas sobre estas questões para consideração e debate público. Inscreve-te e recebe o teu certificado.


Todos os interessados são bem-vindos!

 

 __

 

Informações:

 


Notícias
Ler Todas

  • 2024-04-22
    Produção científica do 5º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho em e-book
  • 2024-04-22
    Doutorandos da ESEnfC alertados para o perigo das publicações “predatórias” e para a importância da IA no campo da investigação
  • 2024-04-22
    Solução inovadora para asmáticos vence evento na Itália: estudante da ESEnfC Francisco Ferraz está na equipa ganhadora
  • 2024-04-15
    Estudante da ESEnfC tricampeã nacional universitária de canoagem recebe medalha municipal de mérito desportivo
  • 2024-04-10
    Projeto MulticulturalCare liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+