Notícias
ESEnfC colabora com Cabo Verde no ensino e na investigação em Enfermagem

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra assinou, quarta-feira (9 de Abril), um protocolo de cooperação com a Universidade de Cabo Verde, que abre portas para o desenvolvimento de cursos conjuntos e para a colaboração na concepção e implementação de Planos de Estudos de Cursos de 1.º e 2.º Ciclo, ou de Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem.

O acordo, assinado naquele arquipélago africano, pela Presidente do Conselho Directivo da ESEnfC, Professora Maria da Conceição Bento, e pelo Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor António Correia da Silva, abrange os domínios científico, pedagógico e cultural, com vista ao estabelecimento de relações de intercâmbio que resultem em benefícios para ambas as partes.

Foto Cabo VerdeNet2.jpg

A leccionação de disciplinas, de módulos de cursos de graduação ou de pós-graduação, e a orientação de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento, por docentes de ambas as instituições - seja em Portugal, seja em Cabo Verde -, são a partir de agora possíveis, desde que com a aprovação dos respectivos Conselhos Científicos e de acordo com a regulamentação interna de cada uma das instituições.

O acordo facilita a mobilidade interinstitucional para a realização de estágios científicos e técnicos, não só por docentes, como também por discentes da formação graduada e/ou pós-graduada.

É, ainda, admitida, a colaboração de docentes das duas instituições em projectos conjuntos de investigação e o intercâmbio no desenvolvimento de iniciativas de extensão cultural, a levar a cabo por qualquer uma das partes.

O mesmo é válido para a participação de docentes das duas instituições em colóquios, conferências, congressos, cursos e encontros a promover por qualquer uma delas ou em parceria.

Durante a missão de trabalho a Cabo Verde, a Professora Conceição Bento, que se fez acompanhar pelo presidente do Conselho Científico da ESEnfC, Professor Rogério Vieira, teve oportunidade de proferir uma conferência sobre "O ensino de Enfermagem: o caso Português" e de visitar várias estruturas e organismos do sector da Saúde. O que aconteceu com o Hospital Agostinho Neto, o Hospital Baptista de Sousa e o Hospital Regional Santiago Norte, bem como com alguns centros de Saúde.

A representação da ESEnfC também realizou um encontro de trabalho com organismos do Ministério da Saúde local e com a Associação de Enfermeiros, fazendo ainda visitas à Escola de Enfermagem Manuel Olímpio - na cidade da Praia - e à Escola de Enfermagem no Mindelo.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAR
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Diversidade e Respeito
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Tempo e Exigências
  • JAN
    22
    Presencial: Polo A
    18º Fórum Internacional de Empreendedorismo