Notícias
Novo simulador de hemiplegia

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) adquiriu um novo equipamento que permite aos estudantes simularem as dificuldades sentidas por um hemiplégico (doente que tem paralisia num lado do corpo).

Este simulador é uma ferramenta de experiência e de aprendizagem, ideal para auxiliar o ensino em Enfermagem, na medida em que oferece aos futuros profissionais de Saúde – designadamente aos que trabalharem nos serviços de neurologia, de neurotraumatologia e de neurocirurgia – a oportunidade de se "colocarem na pele" das pessoas que sofrem de hemiplegia, de compreenderem melhor as respectivas limitações e de, assim, poderem actuar em consonância com o que lhes é pedido.  

O simulador de hemiplegia serve para imitar a alteração da força e da mobilidade num hemicorpo. É composto por um colete imobilizador de um braço e de um hemitórax e por um imobilizador de um membro inferior (anca, perna e pé).

Trata-se de um equipamento que vai ser muito utilizado pelos estudantes de Pós-Licenciatura de Enfermagem de Reabilitação e também pelos estudantes da licenciatura.

A hemiplegia é uma limitação que, normalmente, surge como consequência de um acidente vascular cerebral ou de um traumatismo crânioencefálico.

Os doentes que sofrem de hemiplegia têm um potencial de recuperação grande.


Recortes de Imprensa

As Beiras

Campeão das Províncias

Canal UP

cienciapt.net

Correio da Manhã

Diário de Coimbra 

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo