Notícias
Vidas roubadas

É com uma instalação formada por silhuetas femininas representativas de mulheres que perderam a vida em contextos de violência de género que a ESEnfC se associa ao II Seminário de Educação pelos Pares, organizado, de 4 a 7 de abril, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

  

A iniciativa – para ver no Pólo B, em S. Martinho do Bispo – é do projeto de prevenção da violência nas relações de intimidade “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra junto de vários públicos jovens.

Com testemunhos inscritos em cada uma daquelas silhuetas, a organização pretende «dar voz ao sofrimento destas mulheres, tantas vezes silenciado, e estimular à reflexão sobre a igualdade do género, particularmente sobre a violência exercida sobre as mulheres».

«Especialmente dirigida aos estudantes, cuja fase etária é importantíssima na construção da sua personalidade, esta instalação procura trazer à consciência de cada um, não apenas a noção do seu valor individual, mas sobretudo a importância do respeito pela individualidade do outro», lê-se no corredor de entrada do Pólo B.

Para intervirem neste seminário da ESTeSC, subordinado ao tema “Uma vida saudável”, foram convidadas duas professoras da ESEnfC: Joana Fabião (“(O)Usar & Ser Laço Branco”)  e Irma Brito (“Antes que te Queimes” – projeto de intervenção na redução de comportamentos de risco associados aos consumos excessivos de álcool em contextos recreativos, designadamente nas festas académicas).

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JAN
    06
    Sala Maior | Polo A da ESEUC
    Seminário Gestão de Cuidados à Pessoa em Domicílio: Apresentação das diferentes Unidades de Cuidados
  • DEC
    12
    Online
    5º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: "Superar a disrupção, transformar a resposta à Sida"