Notícias
Prometido segundo curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla

Uma segunda edição do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Esclerose Múltipla “Excellence in MS”, lançado há ano e meio pela ESEnfC, com o apoio da Novartis, deverá mesmo avançar, eventualmente com um figurino internacional.

A revelação foi feita por Paula Barriga, gestora de marketing da Novartis Pharma, quando intervinha na sessão de encerramento do Simpósio “Avanços nos Cuidados a Pessoas com Esclerose Múltipla”, realizado, no dia 21 de setembro, na ESEnfC, no âmbito daquela formação pós-graduada.

Na ocasião, foram, ainda, entregues os prémios às três melhores comunicações apresentadas no encontro.

Rúben Duarte Fernandes, enfermeiro no Cento Hospitalar e Universitário de Coimbra – área de Neurologia (na foto com os membros do júri), recebeu o 1º prémio.

Por sua vez, Jorge Manuel de Oliveira Trindade (enfermeiro no Hospital Distrital da Figueira da Foz – área de Ortopedia) e Odete Cristina Rodrigues (enfermeira no Hospital de Dia Polivalente do Centro Hospitalar do Alto Ave) receberam, respetivamente, o 2º e 3º prémios.

Com coordenação científica de Luís Cunha (diretor de Serviço de Neurologia do CHUC), Fernando Henriques (vice-presidente da ESEnfC), João Rogério Vieira (ESEnfC) e Lívia Sousa (responsável da Consulta de Esclerose Múltipla do CHUC) e coordenação pedagógica de Carlos Oliveira (ESEnfC) e Licínio Madeira (enfermeiro chefe dos CHUC, aposentado), esta pós-graduação visa o planeamento, execução e avaliação dos cuidados especializados de enfermagem à pessoa com esclerose múltipla e à sua família.

Pretende-se, ainda, com este curso, desenvolver a prática da investigação em Enfermagem na Esclerose Múltipla e intervir ativamente na formação de enfermeiros, outros profissionais de saúde e cuidadores.

Três dezenas de formandos concluíram o primeiro curso com sucesso.

Quase 200 participantes estiveram no Simpósio “Avanços nos Cuidados a Pessoas com Esclerose Múltipla”.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAY
    07
    Online
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Papéis de Género
  • MAR
    12
    Presencial e online
    Ciclo de Conferências “abreTciência” 2026
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Tempo e Exigências