O presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Marco Gonçalves, e dois outros colegas, entregaram, simbolicamente, à Presidente da Escola, Maria da Conceição Bento, cerca de 700 euros, reunidos a favor do fundo de apoio a estudantes carenciados.
Ao intervir na sessão solene de abertura das aulas na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no dia 8 de novembro de 2013, Marco Gonçalves elogiou as virtualidades deste Fundo Solidário, que pretende ser um contributo para «que nenhum estudante abandone o ensino superior por falta de recursos financeiros». Recorde-se que a ideia de constituição de um fundo de emergência de apoio a estudantes carenciados remonta a 2012, ano em que, por ocasião do Dia da ESEnfC (que se comemora a 17 de março), membros da comunidade educativa e alguns pequenos empresários doaram produtos para serem comercializados pelos estudantes no âmbito de uma feira de beneficência. |
Assim, docentes, não docentes e estudantes contribuíram com a venda e a aquisição de produtos hortícolas, velharias, artigos de utilidade pessoal, ou objetos que, embora com utilidade, já não eram necessários lá em casa. Houve alunos da Escola que contribuíram com bolos, sumos e outros produtos que confecionaram.
Desde essa altura, grão a grão, cêntimo a cêntimo, juntou-se a quantia de 700 euros, que agora será distribuída de acordo com os casos sinalizados.