A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participou, recentemente, na iniciativa Escola de Verão, organizada, de 16 a 27 de junho, pela consulta de obesidade do Centro de Saúde de Eiras, com um programa em torno da prevenção da obesidade infantil, dirigido a crianças dos 6 aos 9 anos de idade. As atividades decorreram no campus da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).
Coordenados pela professora Marina Montezuma, 18 estudantes da ESEnfC, que se encontravam a realizar ensino clínico em unidades de saúde de Coimbra (Celas e Fernão de Magalhães) e de Montemor-o-Velho, fizeram avaliações antropométricas aos mais pequenos, que compreendem parâmetros como a pressão arterial, o peso, a estatura e o índice de massa corporal.
A professora Marina Montezuma e o professor Paulo Alexandre Ferreira (ESEnfC) organizaram, também, uma sessão informativa sobre Suporte Básico de Vida.
O mesmo Paulo Alexandre Ferreira e Pedro Lhorca (ambos do Clube de Ténis do Choupal) deram, ainda, uma aula de ténis aos mais novos.
De acordo com Marina Montezuma, a experiência foi «um sucesso», com «muita aprendizagem, divertimento e companheirismo» em torno de atividades que procuraram promover o exercício, a alimentação e a saúde.
Participaram os estudantes Ana Beatriz Batista Sêco, Ana Catarina Silva Costa, Ana Rita Mendes Reis, Ana Rita Carlos Ferreira, Andreia Rubina Freitas Gouveia, Bruna Lopes Marques, Cátia Salomé Simões Marques, Cátia Sofia Sousa Sirgado, Natasha Proença Henriques, Filipa Torres Liberal, Inês Filipa Sequeira Pais, Íris Andreia Baptista Borges, Kateryna Levchenko, Mariana Bento Ramiro Nunes, Mariana Duarte Gamboias, Ricardo André Rodrigues Pires, Sílvia Manuela Lemos Sampaio e Tânia Marisa Rodrigues e Silva.
Além de atividades desportivas, organizadas pela licenciatura em Desporto e Lazer (Politécnico de Coimbra), houve visitas às hortas e às instalações pecuárias da ESAC, passeios a cavalo, sessões de gastronomia molecular e de fabrico de queijo.
Nutricionistas, médicos, psicólogos, cientistas, professores e alunos de diferentes instituições envolveram-se nesta iniciativa, organizando sessões de educação para a saúde e de educação ambiental.