Notícias
Peritos internacionais nas questões do álcool reuniram-se na UICISA: E

Vieram dos Estados Unidos da América e do Brasil para partilhar, com alguns especialistas portugueses e com profissionais de saúde, os conhecimentos que têm em matéria de “intervenções breves” no consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas. Alguns peritos nesta área de intervenção reuniram-se, nos dias 26 e 27 e março, para um encontro internacional na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

A iniciativa surgiu no âmbito de ação do projeto “Prevenção do uso/abuso de álcool e outras substâncias psicoativas: intervenções em contextos ao longo do ciclo vital”, inscrito na UICISA: E, sob coordenação da professora Teresa Barroso.

De acordo com a organização do encontro, «as “intervenções breves” são procedimentos simples, baseados em pressupostos cognitivo-comportamentais, voltados para educação e motivação do paciente para mudança de comportamentos, têm um custo reduzido e mostraram ser eficazes na redução dos consumos e diminuição dos problemas relacionados com o álcool e outras substâncias psicoativas».

«Existe evidência científica da eficácia das intervenções breves em reduzir o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas, em particular se forem desenvolvidas no contexto dos cuidados de saúde primários», afirma a professora da ESEnfC, Teresa Barroso.

Na foto, a professora Angela Abreu (Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro) dando um workshop para outros especialistas e profissionais de saúde.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAR
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Diversidade e Respeito
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Tempo e Exigências
  • JAN
    22
    Presencial: Polo A
    18º Fórum Internacional de Empreendedorismo