Notícias
Professor Amorim Rosa conclui doutoramento

 

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Amorim Gabriel Santos Rosa, prestou provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, tendo sido aprovado com a tese “Literacia em saúde mental nos adolescentes - desenvolvimento dum instrumento de avaliação”, que defendeu, dia 8 de junho de 2018, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).

 

 

MentaHLiS (Mental Health Literacy Scale) é o novo e «primeiro instrumento específico para avaliar a literacia em saúde mental em adolescentes», que foi construído no âmbito deste estudo do investigador da ESEnfC e que pode ser utilizado «como medida de rastreio da literacia, bem como em estudos longitudinais, como medida de avaliação do impacto das intervenções de Enfermagem no domínio da promoção da saúde mental dos adolescentes», lê-se no resumo da tese de Amorim Rosa.

O docente da ESEnfC afirma que esta nova escala de avaliação, que incidiu sobre três perturbações específicas – depressão, ansiedade e abuso de álcool –, apresenta índices de fiabilidade aceitáveis em todas as subescalas.

A MentaHLiS pode ser «um instrumento importante para melhorar o conhecimento sobre as questões da saúde mental e contribuir positivamente para a redução do estigma, a procura de ajuda profissional e para o aumento do número de adolescentes a receber tratamento no futuro», prossegue o professor Amorim Rosa.

Participaram neste estudo 757 adolescentes, estudantes de estabelecimentos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário na região Centro.

O professor Amorim Rosa considera que «avaliar a literacia em saúde mental nos adolescentes é um aspeto fundamental para a conceção e implementação de programas de educação e sensibilização para a saúde mental, especificamente no contexto escolar, dada a elevada prevalência de perturbações mentais neste grupo específico e a necessidade de intervenções ajustadas».

Tendo por orientador o professor Luís Manuel de Jesus Loureiro (ESEnfC), o doutorando foi interrogado pelos arguentes José Carlos Marques de Carvalho (Escola Superior de Enfermagem do Porto) e Olga Maria Martins de Sousa Valentim (Escola Superior de Saúde Atlântica).

Foi presidente do júri a professora Corália Maria Fortuna de Brito Vicente (ICBAS-UP).

 

[2018-06-12]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende