Notícias
Cerimónia de graduação dos novos enfermeiros na Figueira da Foz: Presidente da ESEnfC afirma que «o sonho da saúde para todos em todo o mundo pode vir a concretizar-se»

 

Foi num espaço bem diferente do habitual e ao ar livre – no Coliseu Figueirense – que os novos diplomados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) escutaram, atentos, a mensagem dirigida aos finalistas pela Presidente cessante da instituição, no presente ano marcada pelo apelo à mobilização em torno da campanha mundial Nursing Now.

 

 

Lançada recentemente pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Internacional de Enfermagem, esta campanha vem «pedir aos governos, aos profissionais de saúde e aos utilizadores dos cuidados de saúde, que valorizem os enfermeiros e advoguem pela sua liderança na prestação de cuidados da melhor qualidade», explicou Maria da Conceição Bento, no dia 14 de julho, durante a cerimónia de graduação dos novos licenciados pela ESEnfC, que juraram cumprir o código da profissão.

«Para o bem de todos, este papel é cada vez mais reconhecido em todo o mundo, mas temos de continuar a trabalhar», exortou a Presidente da ESEnfC, pedindo aos jovens profissionais que se associem a um projeto que, considera, «traz uma esperança renovada para todos os enfermeiros de que o sonho da saúde para todos em todo o mundo pode vir a concretizar-se».

Ao referir que a campanha Nursing Now teve por base num relatório publicado em 2016, por um grupo de membros dos partidos parlamentares da Câmara de Comuns do Reino Unido, Maria da Conceição Bento salientou as conclusões desse documento, segundo o qual «aumentar o número de enfermeiros e garantir as condições para o desenvolvimento das suas práticas, aproveitando todo o seu potencial, teria um triplo impacto: melhoraria a saúde das populações, promoveria a igualdade de género e contribuiria para o crescimento económico.

A Presidente cessante da ESEnfC mostrou-se confiante de que, «como enfermeiros formados na escola de Coimbra», os novos diplomados «se afirmarão pelo conhecimento, pela responsabilidade e pela autonomia, continuando a contribuir para o reconhecimento em Portugal, na Europa e no mundo» da instituição que os formou.

«Sei que, em nenhuma circunstância esquecerão que os enfermeiros são a espinha dorsal dos sistemas de saúde e desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas e comunidades», sustentou ainda Maria da Conceição Bento.

Inês Cabral, presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, utilizou o discurso de despedida e de revisita aos últimos quatro anos para os agradecimentos aos pais, aos familiares, aos amigos de sempre e amigos de Coimbra. Mas também para demonstrar o orgulho em representar «uma profissão que se diferencia de todas as outras pela arte de cuidar».

 

[2018-07-16]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde