Notícias
Poliempreende: mecanismo que visa reduzir estigma associado ao saco coletor de urina vence concurso na ESEnfC

 

Um mecanismo inovador que permite reduzir o estigma associado à presença do saco coletor de urina, bem como possíveis complicações decorrentes do uso de sonda vesical, venceu a fase regional do 15º Concurso Poliempreende na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), realizada no dia 10 de julho.

 

Rosa Cândida Melo e Catarina Isabel Bogalho

 

Catarina Isabel Bogalho, finalista da licenciatura em Enfermagem, é juntamente com a professora da ESEnfC, Rosa Cândida Melo, promotora deste projeto na área da saúde, que contou, ainda, com a colaboração das estudantes Joana Correia, Ana Penarroias, Isa Correia e Bruna Lopes.

Em setembro, este projeto da ESEnfC (intitulado HidBeg) vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final do Poliempreende (etapa nacional), a decorrer em Portalegre.

Seis projetos de ideias de negócio, envolvendo cerca de duas dezenas de estudantes e docentes da ESEnfC, foram apreciados por um júri constituído por Fernando Dias Henriques (vice-presidente da ESEnfC), Joaquim Macedo de Sousa (diretor executivo da HIESE - Habitat for Business Innovation in Strategic Sectors, projeto estruturante de empreendedorismo e inovação rural promovido pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes em parceria com o município de Penela), Hugo Alexandre Raimundo (enfermeiro membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e Nuno Barbosa (diretor de Marketing e Vendas da Vygon Portugal, multinacional de material médico-cirúrgico).

Participaram, ainda, neste concurso regional na ESEnfC, os estudantes Cecília da Silva Oliveira, Amorina Inês Teixeira Martins, Sara Raquel Silva e Silva, Mélanie Pimenta Amaro (projeto AppDom), Daniel Dias, Ana Matilde Conceição, José Francisco Pereira, Renata de Sousa Rodrigues (projeto Pressure Adviser), Edite Patrícia Ravella, Isabel de Jesus Faria Ferreira, Patrícia Rodrigues Gomes, Diana Rodrigues Gonçalves (projeto SafeBlue), Eurico Manuel Gomes Camisa, Anny Giselly Araujo Garcia (projeto SeeUbact) e Ana Esteves (projeto DPOC.SUPORTE).

Amélia Castilho, João Graveto, Pedro Parreira e José Hermínio Gomes foram outros docentes da ESEnfC (Gabinete de Empreendedorismo) que cooperaram nos projetos levados a concurso.

Em 2018, os três prémios pecuniários atribuídos no âmbito desta fase regional do 15º Poliempreende são patrocinados pela ESEnfC e pela Vygon Portugal.

A 15ª edição do Poliempreende é também apoiada pelo PIN - PoliEntreprenuership Innovation Network, uma rede de promoção do empreendedorismo e iniciativas empresariais, cofinanciada pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O Poliempreende é um concurso que engloba a os 15 institutos politécnicos do país, três escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve.

 

[2018-07-16]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde