Notícias
ESEnfC lidera projeto europeu para inclusão nos cursos de Enfermagem de práticas inovadoras no controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a liderar um projeto europeu que visa desenvolver e incorporar no ensino da profissão modelos inovadores no campo da prevenção e do controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS).

 

 

Cinco instituições de ensino superior de quatro países – além da ESEnfC, também a Universidade de Salamanca (Espanha), a Savonia University of Applied Sciences (Finlândia), o Hipolit Cegielski State College of Higher Education in Gniezno (Polónia) e o Instituto Politécnico de Santarém (Portugal) – vão, ao longo de três anos, trabalhar neste projeto, com a ajuda de uma equipa multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, professores e psicólogos, por sua vez apoiados pelas áreas da Engenharia Química, Gestão, Empreendedorismo e Saúde Pública.

Intitulado InovSafeCare - "Educating Students for Innovative Infection Prevention and Control Practices in Healthcare Settings" (Educando Alunos para Práticas Inovadoras de Prevenção e Controle de Infeções em Ambientes de Saúde), o projeto foi apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, no âmbito de uma candidatura à Ação Chave 2 do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Superior (KA203 - Strategic Partnerships for Higher Education), com uma subvenção de quase 338 mil euros.

Estarão envolvidos no projeto pelo menos 65 professores, 600 alunos, 15 mentores e 120 profissionais de saúde (com especial relevo em enfermeiros das diferentes áreas de especialidade) e elementos-chave das comunidades locais de cada instituição. O objetivo é construir uma rede transnacional de projeto, que envolva a vertente académica, organizações de saúde e setor tecnológico, assim como o cidadão comum.

 

Estimular o estudante a pensar criticamente

Pretende-se que o modelo InovSafeCare compreenda não só recomendações clínicas de melhores práticas, mas que também estimule nos estudantes de Enfermagem a necessidade de pensarem criticamente sobre a realidade que os rodeia e de desenvolverem ideias inovadoras que preencham as lacunas identificadas no campo da prevenção e controlo das IACS.

As diretrizes de boas práticas e os cenários de simulação do InovSafeCare serão disponibilizados gratuitamente aos alunos, professores e enfermeiros, em formato e-book, como ferramenta didática de aprendizagem.

As instituições que compõem este consórcio consideram que «na Europa é necessária uma nova abordagem em saúde para enfrentar a crescente incidência e prevalência das IACS e a resistência antimicrobiana em ambientes clínicos».

Segundo referem, «os relatórios atuais das principais entidades europeias sustentam a necessidade de capacitação precoce de estudantes de saúde e cursos de capacitação para o desenvolvimento de profissionais no âmbito da prevenção e controle das IACS».

Na ESEnfC, a equipa do InovSafeCare é composta pelos professores Pedro Dinis Parreira (coordenador), Anabela Salgueiro Oliveira e João Manuel Graveto e pelo enfermeiro e bolseiro de investigação, Paulo Costa. O projeto enquadra-se no TecCare, eixo estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, que pretende aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no mundo do ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações.

Dia 22 de outubro, haverá um primeiro encontro com os parceiros internacionais do projeto Erasmus+ InovSafeCare. Esta receção, na UICISA: E, será o início da primeira reunião transnacional do consórcio.

 

[2018-09-27]


Eventos
Ver Todos

  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo A
    III Congresso Internacional Desafios da Qualidade em IES: das políticas à prática
  • OUT
    26
    ESEnfC > Polo A
    I Colóquio Internacional Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OUT
    11
    Auditório António Arnaut > Polo B
    2ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
  • OUT
    09
    Auditório António Arnaut > Polo B
    Abertura Solene das Aulas 2018
  • OUT
    03
    ESEnfC > Polo B
    VII Encontro +Contigo