Notícias
Estudantes da ESEnfC de bar em bar a aconselhar empresários da noite para cultura de saúde e segurança

 

Estudantes voluntários da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participaram, de 25 a 27 de setembro, numa atividade de conscientização de empresários da noite presentes nas festas académicas de receção ao caloiro na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e que visou capacitá-los para uma cultura de saúde e de segurança nos contextos de diversão noturna.

 

FOTO: Direitos Reservados

 

A iniciativa, que compreendeu a entrega de folhetos e uma orientação breve, fez parte da intervenção do projeto de aconselhamento em contexto recreativo para promoção da diversão sem risco nas festas académicas de Coimbra, Antes que te Queimes, tendo também estado enquadrada no projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal), promovido pelo IREFREA Portugal - Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes.

Cerca de 30 estudantes estiveram ativos neste trabalho voluntário, no período das 23h00 às 4h00, que compreendeu igualmente intervenções de aconselhamento par a par (estudantes do ensino superior educam os seus pares), jogos pedagógicos para promoção da literacia em saúde e equipas de primeiros socorros para redução de danos.

Paralelamente, teve início, na ESEnfC (Polo C), um Curso de Saúde e Segurança em Contextos Recreativos (começou no dia 24 de setembro e prolonga-se até 27 de novembro), dirigido sobretudo a formadores de pares.

O Antes que te Queimes é um projeto de intervenção comunitária para prevenção do consumo nocivo de álcool, tabaco e outras drogas em contextos recreativos, de modo a minimizar os comportamentos de risco que lhe estão associados: violência sexual, sexo desprotegido e sinistralidade rodoviária.

São parceiros neste projeto, iniciado há 11 anos pela ESEnfC, o IREFREA - Portugal, a Associação de Estudantes da ESEnfC, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Associação Existências, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Paramédicos de Catástrofe Internacional.

 

 

 

[2018-10-01]


Eventos
Ver Todos

  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo A
    III Congresso Internacional Desafios da Qualidade em IES: das políticas à prática
  • OUT
    26
    ESEnfC > Polo A
    I Colóquio Internacional Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OUT
    11
    Auditório António Arnaut > Polo B
    2ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
  • OUT
    09
    Auditório António Arnaut > Polo B
    Abertura Solene das Aulas 2018
  • OUT
    03
    ESEnfC > Polo B
    VII Encontro +Contigo