Notícias
ESEnfC organizou seminário em Cuba sobre garantia da qualidade nas escolas de Enfermagem

 

A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Manuela Frederico Ferreira, acaba de dirigir, em Havana, o seminário/workshop “Modelo de garantia de qualidade para as escolas e faculdades de Enfermagem: da conceção à aplicação”.

 

26 participantes de onze países frequentaram o workshop

 

Sendo uma iniciativa da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), o workshop, regido em colaboração com a atual e com a anterior Presidente da ESEnfC, respetivamente Aida Cruz Mendes e Maria da Conceição Bento, teve por público-alvo presidentes e diretoras de escolas e faculdades de enfermagem de onze países – Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal –, num total de 26 participantes.

Manuela Frederico Ferreira, presidente do Conselho para a Qualidade e Avaliação (CQA) da ESEnfC, observa que «o estádio de desenvolvimento das instituições participantes [no seminário] é muito diverso», mas que, «em comum», houve «um grande interesse em aprofundar conhecimentos nesta área e em perceber como se mobiliza uma instituição para ganhar o desafio da qualidade».

«A ESEnfC tem já alguma experiência de implementação de uma política de qualidade e de desenvolvimento de processos, que levaram à acreditação dos seus cursos, à certificação do seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade e de acreditação institucional», refere a professora da ESEnfC.

Por outro lado, «a participação em diferentes processos de avaliação interna e externa, nacionais e internacionais, tem permitido [à ESEnfC] construir uma cultura de qualidade que é amplamente partilhada na comunidade educativa», prossegue Manuela Frederico Ferreira.

Para a presidente do CQA, «a ESEnfC tem o dever de partilhar com outras instituições congéneres o seu conhecimento e experiências», sendo que estas oportunidades «são também momentos únicos para refletir sobre as fortalezas e debilidades dos nossos sistemas e de aprender com as experiências dos outros».

O seminário/workshop “Modelo de garantia de qualidade para as escolas e faculdades de Enfermagem: da conceção à aplicação”, realizado de 31 de outubro a 3 de novembro, antecedeu o XVI Colóquio Pan-Americano de Investigação em Enfermagem que, até dia 9 deste mês, decorre no Centro de Convenções da capital cubana.

 

[2018-11-06]


Eventos
Ver Todos

  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo A
    III Congresso Internacional Desafios da Qualidade em IES: das políticas à prática
  • OUT
    26
    ESEnfC > Polo A
    I Colóquio Internacional Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OUT
    11
    Auditório António Arnaut > Polo B
    2ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
  • OUT
    09
    Auditório António Arnaut > Polo B
    Abertura Solene das Aulas 2018
  • OUT
    03
    ESEnfC > Polo B
    VII Encontro +Contigo