Notícias
ESEnfC em projeto de saúde escolar no Colégio Rainha Santa Isabel


Chamaram-lhe "Hospital da Brincadeira" e consistiu numa atividade do recente projeto de saúde escolar desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), "Saúde e Saber: Segredo de Viver", realizada na última sexta-feira (22 de fevereiro) no Colégio Rainha Santa Isabel.

 

 

Tendo como população-alvo crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, a atividade procurou fazer cessar o medo associado aos cuidados de saúde, ao ambiente hospitalar e seus profissionais.

Com recurso à brincadeira, através de dinâmicas interativas e experimentais, as crianças contactaram com enfermeiras e estudantes de enfermagem, com materiais e equipamentos clínicos.

«Este projeto surge no âmbito de um programa de saúde escolar que integra as problemáticas e responsabilidades da escola enquanto entidade formadora de crianças e adolescentes informadas e conscientes, incorporando atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde, contempladas na atual legislação», explica Ana Filipa Sousa, enfermeira e assistente convidada na ESEnfC afeta ao projeto.

Alimentação saudável e atividade física, higiene corporal e saúde oral, educação postural, educação para os afetos e a sexualidade, hábitos de sono e repouso são algumas áreas exploradas nas atividades de educação do projeto "Saúde e Saber: Segredo de Viver".

«O título do projeto, “Saúde e Saber: Segredo de Viver”, assenta no princípio de que os conhecimentos (saber) que se pretendem transmitir às crianças e adolescentes, através de ações de educação e promoção da saúde (saúde), possam resultar em ganhos de saúde efetivos no futuro, conducentes a práticas e estilos de vida saudáveis, que lhes permitirão “descobrir” o “segredo” para crescer e “viver”. Esta mensagem é transmitida através do logotipo realizado, com a representação de crianças e adolescentes e também imagens alusivas ao conhecimento e saúde», lê-se no resumo de apresentação do projeto.

Nesta iniciativa do projeto, organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente da ESEnfC, com coordenação da professora Lurdes Lomba, participaram estudantes do 4º ano de licenciatura em Enfermagem, duas enfermeiras e elementos da equipa coordenadora do projeto.

“Saúde e Saber: Segredo de Viver” está alocado ao projeto estruturante “Prevenção de comportamentos de risco e promoção da saúde de crianças, adolescentes e jovens: Contributos para uma intervenção de Enfermagem”, que se encontra registado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, que é acolhida na ESEnfC.

 

[2019-02-26]

 


Eventos
Ver Todos

  • MAI
    27
    ESEnfC > POLO A
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAI
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • NOV
    14
    ESEnfC > Polo B
    IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC
  • NOV
    06
    ESEnfC > Polo A
    II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência
  • OUT
    16
    ESEnfC > Polo A
    1º Fórum Dia Mundial da Alimentação