Notícias
ESEnfC e AIBILI vão cooperar no campo da investigação clínica

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinou, no dia 13 de fevereiro, um acordo de parceria com a Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI) que visa o desenvolvimento de atividades de investigação clínica.

 

 

Assumindo-se como uma declaração de intenções com vista a «fortalecer os laços entre as partes» e a «facilitar o intercâmbio de conhecimentos científicos e técnicos», bem como o «aumento das capacidades» das signatárias no campo da investigação clínica, o acordo de colaboração, assinado pelos presidentes das duas instituições, Aida Cruz Mendes e José Cunha-Vaz (na foto em cima), estará em vigor por um período de cinco anos.

Entre as áreas de cooperação previstas estão, ainda, a participação em seminários, a realização de oficinas e ações de formação focadas em investigação clínica, assim como o reforço da presença internacional através das redes em que ambas as instituições estão envolvidas.

Para a presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, o acordo celebrado é relevante para «o desenvolvimento de projetos de investigação com benefícios para a saúde das populações» e para o «aumento do conhecimento em enfermagem e em saúde».

Por sua vez, o presidente da AIBILI, José Cunha-Vaz, considera que esta aproximação entre as duas entidades «contribui para o desenvolvimento de uma cultura de investigação clínica e excelência nos cuidados de saúde em Portugal».

Fundada em 1989, a AIBILI é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover a transferência de tecnologia na área da imagem médica, especialmente na investigação clínica oftalmológica, sendo o único centro de interface tecnológico na área da saúde em Portugal.

Enquanto maior e mais antigo estabelecimento de ensino de Enfermagem em Portugal, a ESEnfC é uma instituição pública que se dedica à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura.

Acolhendo um centro de investigação acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) – a ESEnfC procura articular evidência científica com o ensino, a prática clínica profissional e a extensão à comunidade.

Coordenada pelo professor Manuel Alves Rodrigues, a UICISA: E dispõe de cinco núcleos – quatro noutras instituições de ensino superior e um no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra –, reunindo cerca de 170 investigadores doutorados e não-doutorados, de 24 instituições académicas e clínicas, que atuam em mais de 30 redes internacionais de interesse para a Enfermagem no mundo.

 

Daniel Sanches Fernandes, Manuel Alves Rodrigues, João Apóstolo, Aida Cruz Mendes, José Cunha-Vaz, Cecília Martinho, Pedro Parreira e Sandrina Nunes na sessão de assinatura do acordo

 

[2020-02-13]

ESEnfC | Notícias


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde