Notícias
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra coopera com Vietname e Bangladesh

 

Capacitar estudantes do Vietname e do Bangladesh para o uso de tecnologias no acompanhamento de doentes portadores de doença crónica é o propósito de um projeto que conta com a coordenação da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia) e que tem a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) a liderar a respetiva disseminação.

 

Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, dá boas-vindas aos líderes das missões asiáticas

 

Cofinanciado com verbas europeias previstas para a cooperação, o projeto DigiCare - Educating students for digitalized health care and coaching of their patients integra seis instituições universitárias e hospitalares daqueles países que, no início de fevereiro, enviaram representações à ESEnfC, para reuniões de trabalho neste âmbito.

No contexto deste projeto, prevê-se a criação de um modelo educativo – Digicare model – que consistirá num conjunto de «instrumentos, ferramentas, estratégias pedagógicas e competências», suscetíveis de «capacitar estudantes de enfermagem, professores e profissionais a acompanharem à distância doentes portadores de doenças crónicas», explica Pedro Parreira, investigador da ESEnfC e da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde está também integrado este projeto.

São organizações beneficiárias diretas do DigiCare três instituições do Vietname (Hanoi Medical University, Hanoi Medical College e Nam Dinh University of Nursing) e outras tantas do Bangladesh (City Medical College & Hospital, Khulna City Medical College & Hospital e Universal Medical College and Hospital).

De acordo com o professor Pedro Parreira, um «objetivo paralelo do projeto DigiCare consistirá em «aumentar a satisfação dos pacientes, usando as tecnologias da digitalização como parte de seu tratamento», o que irá encurtar tempos de reposta, evitando inconvenientes da ida a uma consulta.

Com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia, Ação-chave Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, Capacitação no domínio do ensino superior, este projeto terá a duração de três anos (até 2022).

Participam neste projeto, pela instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

 

 

[2020-02-24]

 ESEnfC | Notícias


Eventos
Ver Todos

  • JUL
    19
    Online
    12th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    08
    Online
    1ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAY
    28
    Online
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • MAY
    20
    Virtual Webinar
    Moving Pediatric Palliative Care Forward - What Can Nurses Do?
  • MAY
    10
    Online
    13º Fórum Internacional de Empreendedorismo: Empreender em tempo de pandemia