Notícias
28 países participam à distância na Conferência Bienal Europeia da Sigma acolhida pela ESEnfC

 

É já na próxima semana, nos dias 28 e 29 de maio, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebe, ainda que fruto da atual pandemia num formato não presencial, a 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma (sociedade honorífica de enfermagem), para a qual estão inscritos cerca de 270 congressistas de 28 países.

 

 

"A inovação, a influência e o impacto da enfermagem na saúde global: um olhar para o passado, avançando para o futuro" é o tema da quinta edição desta conferência europeia, que se realiza desde 2012: nesse ano em Cardiff e depois em Gotemburgo (2014), Utreque (2016) e Cambridge (2018).

Organizada pelo Capítulo Phi Xi da Sigma, que foi constituído na ESEnfC em setembro de 2011, esta iniciativa visa «facilitar a partilha do conhecimento resultante de investigações mais recentes, de inovações e desenvolvimentos atuais no contexto da enfermagem e cuidados de saúde a nível local, nacional e internacional», lê-se no sítio do evento na internet, onde se explica que «as conferências [europeias da Sigma] têm evoluído e atraído enfermeiros de todo o mundo, proporcionando uma excelente oportunidade para socializar e desenvolver colaborações internacionais, tanto em investigação como em educação».

A cerimónia de abertura, que como toda a conferência será transmitida através da plataforma Zoom, está marcada para as 11h30 do primeiro dia, com as presenças de Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC), Lurdes Lomba (presidente do Capítulo Phi Xi) e Marie-Louise Luiking (atual coordenadora regional europeia da Sigma).

Segue-se, a partir das 12h15, a conferência "COVID19 Lessons learned & experiences shared, Italy", a proferir por Walter de Caro, presidente da Associação Italiana de Enfermagem.

Ainda no primeiro dia do evento, intervirá, às 13h15, a professora da ESEnfC Ananda Fernandes, que falará sobre “Enfermeiros/as na Europa: recurso vital para a cobertura universal de saúde”.

No segundo dia, o programa da conferência compreende apresentações pelos vencedores dos Prémios da Sigma Europa de Excelência 2020 (nas categorias de Educação em Enfermagem, Prática Clínica em Enfermagem e Investigação em Enfermagem), que serão conhecidos na véspera.

Destaques, ainda, para as conferências "Inovação em Enfermagem: Necessidade ou oportunidade?" (às 13h25, pelo professor da ESEnfC, Pedro Parreira) e "COVID19: Lições aprendidas e experiências partilhadas pelos EUA" (às 15h10, por Jason Farley, da Johns Hopkins School of Nursing). E para a palestra principal da conferência, intitulada "Call to Action for Nurses during Covid-19 and the Year of the Nurse & Midwife", a apresentar pelo presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Howard Catton.

Mais informações sobre a 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma podem ser encontradas no sítio do evento na internet, em https://sigma.esenfc.pt/.

A Sigma (Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, fundada em 1922) é uma sociedade honorífica que desenvolve atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de enfermagem.

 

[2020-05-22]


Eventos
Ver Todos

  • JUL
    19
    Online
    12th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    08
    Online
    1ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAY
    28
    Online
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • MAY
    20
    Virtual Webinar
    Moving Pediatric Palliative Care Forward - What Can Nurses Do?
  • MAY
    10
    Online
    13º Fórum Internacional de Empreendedorismo: Empreender em tempo de pandemia