Notícias
Aulas de prática laboratorial na ESEnfC regressam ao modo presencial

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) retomou, hoje, as aulas de prática laboratorial de cariz presencial, com grupos reduzidos de estudantes e com intervalos entre as aulas que permitam a recomendada higienização e desinfeção de laboratórios, salas de aula e equipamentos utilizados por alunos e professores.

 

 

A garantia das medidas de distanciamento social e a utilização obrigatória de equipamentos de proteção individual são requisitos para a realização das atividades de caráter presencial que, desde o dia 12 de março, tendo em conta a avaliação do surto epidémico de coronavírus e seguindo as orientações da autoridade de saúde local e as posteriores determinações dos órgãos de soberania portugueses, estavam canceladas na ESEnfC.

Para transmissão destas aulas em vídeo em circuito fechado, a ESEnfC está a utilizar a plataforma Videocast, disponibilizada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN). Desta forma, estudantes em laboratório e em "salas espelho" podem ir seguindo as orientações e praticando os procedimentos.

No âmbito do plano traçado para o levantamento progressivo das medidas de contenção e para o regresso à atividade presencial da ESEnfC, entendeu-se como «essencial e prioritário» realizar as atividades laboratoriais, bem como «as provas de avaliação de cariz presencial», que «serão mantidas, no respeito pelos regimes de avaliação aprovados e garantindo as regras de distanciamento físico e demais medidas que, a cada momento, sejam consideradas adequadas», lê-se no despacho assinado, a 20 de maio, pela Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes.

Quanto a ensinos clínicos, eles só serão retomados após autorização das instituições de saúde.

Apesar das aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial se manterem, até ao final do ano letivo, com estratégias de ensino à distância, prevê-se a apresentação das monografias finais de curso em modelo de seminário presencial.

Estudantes de volta à Residência

A ESEnfC está, também, a receber estudantes que regressam à Residência, para prepararem seminários e avaliações, sendo a reentrada feita nas 72 horas seguintes à obtenção de um teste negativo ao COVID-19.

Manter-se-ão em vigor as medidas excecionais que já haviam sido estabelecidas para os dez estudantes que ali continuaram alojados após a declaração de pandemia, como a suspensão de visitas de pessoas externas, a proibição de convívios ou eventos que impliquem aglomerações.

A Residência mantém um horário de abertura entre as 12h00 e as 21h00, com o aconselhamento de saídas o menos dilatadas no tempo possível.

Toda a comunidade académica, visitantes ou convidados da ESEnfC terão de continuar a cumprir medidas de distanciamento social, higienização e proteção individual (como o uso obrigatório de máscara social dentro dos espaços comuns da instituição) previstas no plano de contingência da Escola e nas orientações da Direção-Geral da Saúde.

 

[2020-05-25]


Eventos
Ver Todos

  • DEC
    02
    Online
    Webinar - Cidadão e Inovação
  • NOV
    30
    online
    1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos
  • NOV
    25
    online
    Seminário Internacional Virtual: Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências
  • NOV
    19
    Online e Presencial
    Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC, ANHE, SPHE
  • NOV
    18
    Online e Presencial
    III Colóquio Internacional Filosofia do Cuidar: cuidado centrado nas pessoas