Notícias
Chupeta que permite monitorizar temperatura do bebé vence Poliempreende na ESEnfC

 

Uma ideia de negócio na área da saúde que consiste na criação de uma «chupeta que fornecerá aos pais e cuidadores informações preciosas, permitindo uma monitorização precoce da temperatura do bebé e prevenindo a ocorrência de uma convulsão febril», venceu o Concurso Regional Poliempreende 2020, realizado, no dia 7 julho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

 

 

Letícia Thomaz Cara, Joel Pedroso Cardeira (ambos finalistas de Enfermagem da ESEnfC) e Edgar Manuel Rodrigues Coelho (aluno do 3º ano da licenciatura) são os promotores deste projeto, para o qual contaram com a colaboração, enquanto tutores, dos professores Anabela Salgueiro Oliveira e Pedro Parreira (todos na foto).

De acordo com os estudantes da ESEnfC, e com base em evidência científica, a convulsão febril, que surge em crianças saudáveis entre os 6 meses e os 6 anos de idade, dá-se a uma temperatura inferior a 38º centígrados, afetando uma em cada 20 crianças.

O risco de desenvolvimento de epilepsia e de complicações neurológicas aumenta sempre que a criança, possuindo igualmente este histórico na família, sofre múltiplas convulsões febris antes dos doze meses de idade, explicam ainda Letícia Thomaz, Joel Cardeira e Edgar Coelho.

Cinco projetos de ideias de negócio, envolvendo cerca de duas dezenas de estudantes e docentes da ESEnfC, foram apreciados por um júri constituído por Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC), Nuno Barbosa (Vygon - Portugal), Pedro Carvalho (Banco Santander) e Rui Gomes (JP Cruz).

Os projetos classificados na 2ª e 3ª posição visam produzir, respetivamente, um dispositivo que permite a remoção de fecalomas e um mecanismo que facilita a colheita de várias amostras de sangue de forma segura.

Aos restantes dois projetos submetidos a concurso na ESEnfC o júri atribuiu menções honrosas.

Em setembro de 2021, o projeto de chupeta inovadora vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final da 17ª edição do Concurso Nacional Poliempreende, a decorrer na Universidade da Madeira.

O Poliempreende é um concurso que engloba a comunidade escolar das instituições de ensino superior politécnico portuguesas, incluindo escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e escolas politécnicas das universidades, que tem por objetivos fomentar a promoção do espírito empreendedor e o desenvolvimento de competências que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional.

O Concurso Regional Poliempreende 2020 na ESEnfC foi coordenado pela professora Marina Montezuma.

 

[2020-07-23]


Eventos
Ver Todos

  • APR
    10
    UICISA:E - ESEnfC
    2nd Scoping Review Workshop (SRW)
  • APR
    10
    Online & Presencial
    Webinar Dia Mundial da Atividade Física
  • APR
    02
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • MAR
    06
    Online
    e-Conferência Internacional - Enfermagem de Reabilitação: Redefinindo horizontes com vista à inovação
  • FEB
    19
    16th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)