Notícias
Alunos e docentes da ESEnfC devem utilizar app StayAway Covid, pede Presidente Aida Mendes

 

A Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Aida Cruz Mendes, apelou a que «todos os estudantes e professores» da instituição adiram à aplicação StayAway Covid, desenvolvida pelo INESCTEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e que visa contribuir para a localização de contactos próximos de pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2.

 

 

Este propósito foi transmitido numa reunião com os estudantes da ESEnfC que recomeçaram, no dia 1 de setembro, o ensino clínico do 6º semestre (3º ano do curso de licenciatura).

Para a Presidente da ESEnfC, «os estudantes devem assumir uma responsabilidade acrescida enquanto futuros enfermeiros, compreendendo que o seu comportamento pode aumentar ou diminuir a probabilidade de disseminação da infeção».

«Uma intervenção rápida de interrupção de cadeias de transmissão pode beneficiar deste tipo de identificação, assim como da automonitorização de sintomas, o seu reporte imediato ao serviço de saúde escolar e a tomada de medidas de (des)confirmação e isolamento profilático», salienta a professora Aida Cruz Mendes.

Também o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, afirmou, durante a apresentação pública desta nova ferramenta de rastreio, de adesão voluntária e gratuita, que descarregar a app «é um dever cívico» e que, se algum dia estiver infetado, ele próprio fará «imediatamente essa comunicação» na StayAway Covid, de forma a poder alertar todos os que com ele estiveram nos 14 dias anteriores (ver notícia no portal do Governo).

Registe-se que o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, apelou a todos os estudantes que estão a começar o ano académico presencialmente para a utilização massiva da app.

No recomeço das atividades de ensino clínico, a ESEnfC programou e realizou testes de SARS-CoV-2 a todos os estudantes, com a colaboração da Administração Regional de Saúde do Centro e da Universidade de Coimbra, os quais foram negativos.

 

[2020-09-04]


Eventos
Ver Todos

  • DEC
    15
    ESEnfC > Polo A
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • NOV
    26
    online
    Going virtual: Tips on How to Organize Scientific Events in Nursing Science
  • NOV
    20
    ESEnfC > POLO B
    Simpósio Internacional de História de Enfermagem ESEnfC/ANHE/SPHE
  • NOV
    16
    ESEnfC > Polo C
    11th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • OCT
    30
    online
    Webinar “Terapias Complementares – Um desafio aos Enfermeiros Obstetras”