Notícias
Projeto europeu: ESEnfC quer capacitar enfermeiros para atendimento adequado a migrantes e refugiados

 

Capacitar os estudantes de enfermagem europeus para saberem intervir em contextos multiculturais complexos e a assegurar um atendimento adequado a migrantes, refugiados e populações em cenários diversos, é o objetivo de um projeto financiado pela Comissão Europeia que conta com a liderança da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

 

 

Com a coordenação da docente da ESEnfC, Ana Paula Monteiro (à direita na foto), o projeto, com duração de 24 meses, envolve profissionais de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha) –, peritos nas áreas de enfermagem, psicologia, sociologia, antropologia e ciências da saúde.

O projeto MulticulturalCare - Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts, apoiado pelo programa Erasmus+ (setor do Ensino Superior - KA203) com uma subvenção de cerca de 312 mil euros, «pretende dar resposta a uma necessidade crescente no espaço europeu, de formar profissionais de saúde com competências para prestar cuidados de saúde culturalmente sensíveis e congruentes, através de um modelo de formação transnacional», refere a equipa da ESEnfC, da qual fazem ainda parte Ana Paula Camarneiro, Beatriz Xavier e Luísa Teixeira Santos.

A Organização Mundial da Saúde enfatiza a importância da inclusão social de migrantes, refugiados e requerentes de asilo, reforçando as necessidades de desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde em contextos multiculturais.

Além das recomendações clínicas de boas práticas nesta área, o modelo MulticulturalCare será composto por uma dimensão pedagógica, para estimular os estudantes de enfermagem a pensarem criticamente sobre as realidades que os rodeiam. O que será possível através de cenários de simulação sobre a temática, que serão disponibilizados gratuitamente aos alunos, professores e enfermeiros, em formato de e-book, como ferramenta didática de aprendizagem.

 

 

[2020-10-15]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program