Capacitar os estudantes de enfermagem europeus para saberem intervir em contextos multiculturais complexos e a assegurar um atendimento adequado a migrantes, refugiados e populações em cenários diversos, é o objetivo de um projeto financiado pela Comissão Europeia que conta com a liderança da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Com a coordenação da docente da ESEnfC, Ana Paula Monteiro (à direita na foto), o projeto, com duração de 24 meses, envolve profissionais de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha) –, peritos nas áreas de enfermagem, psicologia, sociologia, antropologia e ciências da saúde.
O projeto MulticulturalCare - Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts, apoiado pelo programa Erasmus+ (setor do Ensino Superior - KA203) com uma subvenção de cerca de 312 mil euros, «pretende dar resposta a uma necessidade crescente no espaço europeu, de formar profissionais de saúde com competências para prestar cuidados de saúde culturalmente sensíveis e congruentes, através de um modelo de formação transnacional», refere a equipa da ESEnfC, da qual fazem ainda parte Ana Paula Camarneiro, Beatriz Xavier e Luísa Teixeira Santos.
A Organização Mundial da Saúde enfatiza a importância da inclusão social de migrantes, refugiados e requerentes de asilo, reforçando as necessidades de desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde em contextos multiculturais.
Além das recomendações clínicas de boas práticas nesta área, o modelo MulticulturalCare será composto por uma dimensão pedagógica, para estimular os estudantes de enfermagem a pensarem criticamente sobre as realidades que os rodeiam. O que será possível através de cenários de simulação sobre a temática, que serão disponibilizados gratuitamente aos alunos, professores e enfermeiros, em formato de e-book, como ferramenta didática de aprendizagem.
[2020-10-15]