Notícias
Con(vidas): novo projeto da ESEnfC visa conciliar vida profissional e familiar

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a desenvolver um projeto que promete contribuir para melhorar a conciliação trabalho-família, aumentando o bem-estar dos colaboradores da instituição e dos membros do agregado familiar de cada um.

 

 

Inscrito no Plano Estratégico da ESEnfC para 2020-2024, o denominado “Convidas. Projeto que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar”, vai permitir, desde logo, que crianças familiares dos funcionários da ESEnfC possam usufruir, nos períodos de interrupção letiva, de atividades de tempos livres, de âmbito científico, cultural e desportivo.

A Escola está já a implementar mudanças que vão permitir a adaptação de alguns dos seus espaços físicos (como salas de café e de convívio, bar, refeitórios e copas) para este tipo de atividades, que envolverão professores da ESEnfC e que terão a participação de estudantes voluntários.

Prevê-se o planeamento de atividades científicas de promoção e educação para a saúde, a realizar nos laboratórios, no Centro de Estudo e Promoção do Bem-Estar e em salas de aula, bem como atividades culturais e desportivas, a desenvolver em vários espaços da cidade, em colaboração com parceiros externos do projeto.

 

Incrementar o teletrabalho, aumentar a atribuição de horários flexíveis e adaptados

Mas há mais. Até março de 2022, a ESEnfC propõe-se também «incrementar o teletrabalho, aumentar a atribuição de horários flexíveis e adaptados, introduzir a hora limite de início e fim em todas as reuniões» (segundo memória descritiva do projeto), que se realizarão, de modo crescente, em formato de videoconferência.

O projeto “Convidas” prevê, igualmente, a rentabilização dos jardins da Escola ao nível da oferta de espaços para a prática de ginástica laboral ao ar livre (equipamentos, a instalar no Polo B, foram já adquiridos).

O “Convidas. Projeto que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar” pretende cumprir, entre outros, os objetivos de promoção de uma cultura organizacional de gestão democrática, inclusiva e promotora de saúde e de inclusão e respeito pela diversidade e multiculturalidade.

Favorecer o desenvolvimento pessoal, o sucesso e a participação cívica dos estudantes da ESEnfC, através de um programa de ação cívica e voluntariado social que contemple formação extracurricular sobre as grandes questões societais e cívicas, é outro desígnio a que o projeto “Convidas” pretende responder.

Com data ainda a definir, está prevista uma sessão aberta à comunidade educativa, para apresentação do projeto integral, em que serão dadas a conhecer «as políticas em matéria de conciliação já existentes na ESEnfC e as que se pretendem introduzir».

Envolvendo uma vasta equipa multidisciplinar (para cima de duas dezenas de pessoas afetas à instituição, além de outros recursos humanos por via da contratação de serviços externos), o projeto “Convidas” é coordenado por Cristina Veríssimo, docente responsável pela implementação do Programa de Conciliação Trabalho-Família e Resposta a Necessidades Especiais na ESEnfC.

O projeto “Convidas” tem como finalidade a certificação da ESEnfC de acordo com a NP 4552-2016, norma portuguesa publicada, em 2016, para assegurar a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, considerada uma das prioridades europeias no âmbito das políticas públicas para a igualdade de género.

É um projeto apoiado pelo Compete 2020 e Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia), com financiamento do Fundo Social Europeu no valor de 65.533,27 euros.

 

[2020-11-30]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program