Notícias
ESEnfC integrada em grupo de sete universidades europeias que está a construir um recurso educativo para a cessação tabágica

 

Construir um recurso educativo aberto sobre cessação tabágica, disponível para todas as instituições de ensino superior de saúde na Europa, desenvolvendo, assim, nos estudantes de ciências da saúde, as competências necessárias para, quando profissionais, poderem contribuir para combater a epidemia de tabaco, é o grande objetivo de um projeto a que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) se associou e que envolve académicos e investigadores de sete universidades da União Europeia.

 

 

Denominado INSTrUCT – Innovative e-learning educational resource to improve Smoking Cessation knowledge and skills among HealthCare degrees in Higher Education, o projeto, que é liderado pela Unidade de Controle do Tabaco do Instituto Catalão de Oncologia, conta com financiamento no âmbito do programa europeu ERASMUS +.

Este programa, em que participam as professoras da ESEnfC, Tereza Barroso e Isabel Marques, vai integrar pedagogias e métodos inovadores, para ajudar, não só os alunos, mas também os educadores, sendo constituído por um curso online com vídeos, uma área de simulação virtual e um guia de implementação para professores.

Embora testado entre estudantes de seis escolas de enfermagem dos quatro países envolvidos (Bélgica, Reino Unido, Espanha e Portugal), este recurso educativo destina-se a ser introduzido nos currículos dos vários cursos superiores da área da saúde (medicina e farmácia incluídos).

Apesar do elevado número de mortes devido ao consumo de tabaco (quase 700 mil todos os anos só na Europa), «28% dos adultos europeus são fumadores, implicando o risco de manter e mesmo aumentar a carga das doenças relacionadas com o tabaco no continente europeu», lê-se na fundamentação do projeto INSTrUCT, segundo a qual «as evidências científicas são consistentes no que diz respeito à eficácia e custo-benefício do tratamento do tabagismo».

Participam, ainda, no projeto INSTrUCT as universidades espanholas de Navarra, de Barcelona e de Lleida, o King’s College London (Inglaterra), a Université Libre de Bruxelles e a Erasmushogeschool Brussel (ambas na Bélgica).

O projeto, cujo período de execução se estima terminar em agosto de 2022, beneficia de uma contribuição da União Europeia de mais de 360 mil euros.

 

[2020-12-31]

 


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program