Notícias
ESEnfC na origem de pijama inteligente que previne a ocorrência de úlceras de pressão

 

Um novo pijama, feito com tecidos que incorporam a tecnologia smart healthtextiles e que visa ajudar a prevenir a ocorrência de úlceras de pressão em pessoas acamadas ou com incapacidade motora grave, deverá ser fabricado, até 2023, para ser colocado no mercado a um preço que se pretende também confortável.

 

 

É este o objetivo do projeto 4NoPressure que, em junho de 2020, começou a ser desenvolvido por um consórcio dirigido pela empresa do setor têxtil IMPETUS Portugal (de Barqueiros, concelho de Barcelos), que conta com a experiência e competências complementares da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e do International Iberian Nanotechnology Laboratory (Instituto Ibérico de Nanotecnologia), também localizado em Braga.

Fabricar um vestuário capaz de reduzir a ocorrência de úlceras de pressão (atuação terapêutica), de prevenir a ocorrência de infeções associadas, de monitorizar a condição clínica da pessoa com elevado risco de desenvolvimento de úlceras de pressão, em ambiente hospitalar, e melhorar a qualidade de vida dos doentes, são, pois, os propósitos deste consórcio que, para o projeto 4NoPressure, obteve um financiamento de 925.558 euros, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tendo em conta um investimento total elegível superior a 1 milhão e 300 mil euros.

Para a ESEnfC, cabem, deste incentivo de dinheiros europeus, 177 mil euros, para investir ao longo de 36 meses, período de duração do projeto.

No segundo semestre de 2020, o projeto esteve a decorrer sob a responsabilidade da ESEnfC e da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), ao nível da «pesquisa da evidência científica disponível» e da «recolha de contributos dos cuidados formais e informais, com vista ao aprofundamento da análise dos parâmetros clínicos das úlceras de pressão», para posterior «estabelecimento das especificações técnicas que serão consideradas no desenvolvimento desta inovação», afirma a professora Anabela Salgueiro Oliveira, que com os também docentes Pedro Parreira e João Apóstolo formam o núcleo da ESEnfC a trabalhar no 4NoPressure.

«As fases seguintes prendem-se com o desenvolvimento e seleção dos materiais mais adequados, a construção do protótipo e sua validação, para, finalmente, ser testado na fase pré-clínica e, por último, na fase clínica, já com pessoas que voluntariamente queiram usar este pijama», refere ainda a investigadora da ESEnfC.

A solução deste pijama inteligente «agregará um novo conceito de sistema estrutural e de design, para maior conforto ergonómico, que responda à condição de mobilidade reduzida e tipo de movimentos da pessoa e à prestação de cuidados clínicos», explica o consórcio liderado pela IMPETUS Portugal.

Paralelamente, de acordo com os parceiros deste projeto, «serão investigados novos materiais e arquiteturas ao nível do sistema fibroso de interface, proporcionando maior alívio da pressão exercida e controlo termofisiológico do microclima da pele».

As úlceras de pressão representam «um grave problema que pode conduzir a outras complicações, nomeadamente à ocorrência de infeções associadas aos cuidados de saúde, comprometendo a qualidade de vida da pessoa e dos seus familiares e com forte impacto económico no Serviço Nacional de Saúde», nota Anabela Salgueiro Oliveira.

Estima-se que, todos os anos, mais de 6,5 milhões de pessoas, em todo o mundo, desenvolvam esta condição clínica.

O projeto 4NoPressure é financiado pelo Compete 2020 e Portugal 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (vertente de copromoção).

 

[2020-12-31]

 


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program