Notícias
UICISA: E organiza em junho a 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem

 

Está agendada, para os dias 8 e 9 de junho deste ano, a 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem, evento online organizado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). Trata-se de um duplo encontro, que junta, numa mesma organização, o VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e o II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.

 

 

Com uma conferência inaugural (“Ecossistema da evidência”) a proferir, na manhã do dia 8, pelo diretor da Divisão de Síntese da Ciência do Instituto Joanna Briggs da Universidade de Adelaide (na Austrália), Edoardo Aromataris, o simpósio sobre cuidados de saúde baseados na evidência divide-se em dois painéis, intitulados, respetivamente, “Sintetizadores de evidência” e “Implementadores e avaliadores de evidência”.

Já no congresso, no dia seguinte, serão debatidos assuntos relacionados com o financiamento da investigação, o desenvolvimento da ciência em saúde e os resultados da ciência para a saúde das populações e para a coesão social.

Ética na ciência, investigação em cuidados de enfermagem diferenciados e complexos, edição e disseminação do conhecimento científico, boas práticas em cuidados transfronteiriços e equidade e literacia em saúde serão outros temas em destaque.

O VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa fecha, antes das notas de encerramento (a cargo do coordenador científico da UICISA: E, João Apóstolo), com a conferência “O impacto da investigação e ação da enfermagem na saúde global”, pela presidente da Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins (EUA), Patricia Davidson.

A 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem organizada pela UICISA: E, que é acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), avaliada e acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, contará com a intervenção de reputados preletores provenientes de instituições de vários países, como Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, País de Gales, Portugal, República Checa e Turquia.

Paralelamente, serão realizadas três reuniões científicas, sobre “Síntese da Ciência: O desafio da pesquisa para revisões sistemáticas”, “Comunicação da Ciência e redes de disseminação da Ciência” e “Pesquisa-ação Participativa em Saúde”.

A UICISA: E integra cerca de 170 investigadores doutorados e não-doutorados de 24 instituições académicas e clínicas, que atuam em mais de 30 redes internacionais de interesse para a enfermagem no mundo, influenciando políticas, liderando e colaborando em projetos financiados.

Mais informações sobre o programa da 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem, ainda em atualização, estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/congresso6uicisa.

 

[2021-02-10]


Eventos
Ver Todos

  • DEC
    02
    Online
    Webinar - Cidadão e Inovação
  • NOV
    30
    online
    1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos
  • NOV
    25
    online
    Seminário Internacional Virtual: Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências
  • NOV
    19
    Online e Presencial
    Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC, ANHE, SPHE
  • NOV
    18
    Online e Presencial
    III Colóquio Internacional Filosofia do Cuidar: cuidado centrado nas pessoas