Notícias
Rui Gonçalves eleito presidente do Conselho Pedagógico

 

O professor Rui Filipe Lopes Gonçalves é o novo presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), órgão paritário (com igual número de docentes e de estudantes) cujos novos membros tomaram posse no dia 17 de junho.

 

 Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, conferiu posse aos novos elementos do Conselho Pedagógico da instituição

 

Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão (vice-presidente), Hugo Leiria Neves e Maria da Alegria Simões fecham o núcleo dos mais recentes representantes do corpo docente no Conselho Pedagógico da instituição, eleitos para um mandato de quatro anos.

Já os lugares do corpo discente neste órgão foram ocupados por Joana Lote, Melissa Lopes, Nuno Piedade e Rafaela Lindo (para um mandato de dois anos).

A nova equipa docente no Conselho Pedagógico acredita que, «com propostas e projetos claros», poderá «trazer novos formatos de conceber o ensino de enfermagem, baseados no desenvolvimento de formas de organização sustentáveis, cooperativas e inovadoras, que sustentarão o ajustamento pedagógico da ESEnfC».

«Consideramos que este é um projeto audaz, inovador e unificador. Audaz por identificar os futuros desafios e dilemas pedagógicos, exigindo a necessidade de constituir uma equipa dinâmica e comprometida. Inovador pela apresentação de propostas renovadas, procedentes da identificação de um conjunto de necessidades de desenvolvimento pedagógico. Unificador por apostar na mobilização de docentes das várias unidades científico-pedagógicas e de estudantes, que demandam do Conselho Pedagógico uma atitude colaborativa para o aperfeiçoamento do corpo docente, da qualidade dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação na ESEnfC», afirma Rui Gonçalves (primeiro no conjunto de fotos acima), que é doutorado em Didática e Formação.

“Comprometidos com o futuro, avançamos juntos” foi o mote de campanha da lista de docentes vencedora (de um conjunto de três candidatas a este órgão), que considera que «os contributos dos estudantes farão a diferença».

O ensino, a aprendizagem e a avaliação, o desenvolvimento do corpo docente, a inovação e o empreendedorismo, a cooperação, os recursos pedagógicos, a internacionalização, a gestão, a organização e a participação democrática, assim como a comunicação institucional, são apresentados como «pilares estruturantes para o mandato», sublinha o presidente do Conselho Pedagógico.

O Conselho Pedagógico é o órgão de gestão pedagógica da ESEnfC, ao qual compete pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas, os métodos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.

 

[2021-06-22]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program