Notícias
Capítulo Phi-Xi da Sigma cria fundo de apoio de emergência para evitar abandono escolar dos estudantes de Enfermagem

 

Um fundo que visa contribuir para a redução da pobreza e exclusão social de estudantes de licenciatura em Enfermagem foi criado, este ano, pelo Capítulo Phi-Xi da Sigma Theta Tau Internacional (sociedade honorífica de enfermagem) que está sediado em Portugal, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

 

 

Este meio de apoio, que começou com uma verba de cerca de 5 mil euros e que existirá durante dois anos (até dezembro de 2023), destina-se a estudantes do 1º ciclo de formação em Enfermagem, de escolas do ensino superior público no país, em comprovada situação de carência económica, desde que empenhados na conclusão do curso.

O pagamento de uma ou mais prestações de propinas e de mensalidade(s) de alojamento, a concessão de refeições, o auxílio na compra de passe ou de títulos para transporte público, ou ainda a comparticipação de despesas inadiáveis de saúde, são algumas das formas que os apoios a conceder podem assumir.

«Em situações de crise social, como a que se vive hoje, mercê da pandemia por SARS-CoV-2, torna-se urgente apoiar os estudantes para contribuir para evitar o abandono e o insucesso escolar, a nível do ensino superior público nacional, e muito particularmente, apoiar os estudantes de enfermagem que frequentam o ensino superior público nacional, de forma a promover a inclusão social, a equidade e a igualdade de oportunidades», lê-se no regulamento do Fundo de Apoio de Emergência do Capítulo Phi-Xi a Estudantes de Enfermagem.

São elegíveis, para efeitos de atribuição de apoio pecuniário no âmbito do Fundo, os estudantes matriculados e inscritos num curso de licenciatura em Enfermagem em escola de enfermagem nacional pública, com nacionalidade portuguesa, com Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, ou que tenham ingressado na instituição de ensino superior pelo regime de PALOP. Não são abrangidos estudantes ao abrigo do estatuto de estudante internacional.

Os custos inerentes ao projeto do Fundo, que se inspira também no 1º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a alcançar, até 2030, por proposta da Nações Unidas – Erradicar a pobreza –, são suportados por iniciativas desenvolvidas pelo Capítulo Phi-Xi, pelas associações de estudantes ou pela Federação Nacional de Estudantes de Enfermagem, por donativos, ou protocolos que se venham a estabelecer.

Particulares e empresas podem, também, contribuir para o Fundo, através de uma de duas formas: ou por transferência bancária (IBAN: PT50 0007 0000 0012 6622 4432 3) – devendo, nesse caso, enviar comprovativo para fundo.apoio.estudante.sigma@esenfc.pt, com o respetivo nome no descritivo da transferência –, ou na plataforma GoFundMe (pagamento com cartão).

Criada em 1922, a Sigma Theta Tau Internacional é uma sociedade honorífica de enfermagem que dedica as suas atividades à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de enfermagem. O capítulo Phi-Xi da Sigma foi formalmente constituído em setembro de 2011.

 

[2021-05-31]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program