Notícias
ESEnfC adere ao Pacto para a Conciliação [entre vida profissional e familiar]

 

A Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Aida Cruz Mendes, assinou, no dia 30 de novembro, o documento de adesão ao Pacto para a Conciliação, no âmbito do qual a instituição assume o compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão da conciliação com base na norma portuguesa NP 4552:2016, que visa assegurar a articulação entre vida profissional, familiar e pessoal.

 

 

O ato formal decorreu no Palácio Foz, em Lisboa, na cerimónia conjunta do Pacto para a Conciliação e da Meta Nacional para a Igualdade de Género, esta última uma inciativa lançada pela Global Compact Network Portugal, no contexto do programa acelerador Target Gender Equality, que desafia as empresas portuguesas a alcançarem 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030.

A ESEnfC está a desenvolver o “Convidas. Projeto que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar”, através do qual se propõe, justamente, melhorar a harmonização trabalho-família, aumentando o bem-estar dos colaboradores da instituição e dos respetivos membros do agregado familiar.

Com apoio do Compete 2020 e Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia), através de financiamento do Fundo Social Europeu, o “Convidas”, integrado no Plano Estratégico da ESEnfC para 2020-2024, está a permitir que crianças familiares dos funcionários da ESEnfC possam usufruir, nos períodos de interrupção letiva, de atividades de âmbito científico, cultural e desportivo.

A ESEnfC propõe-se, também, facilitar momentos de ginástica laboral, «incrementar o teletrabalho, aumentar a atribuição de horários flexíveis e adaptados, introduzir a hora limite de início e fim em todas as reuniões» (segundo memória descritiva do projeto), que se realizarão, de modo crescente, em formato de videoconferência.

Na imagem em cima, Sandra Ribeiro (presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), Rosa Monteiro (secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade) e Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC).

 

[2021-11-30]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program