Notícias
Biblioteca infantojuvenil, ginástica laboral e vantagens culturais para a comunidade ESEnfC

 

Já está a funcionar a Biblioteca Infantojuvenil da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), acabam de ser instalados equipamentos para ginástica laboral ao ar livre e foram firmados vários protocolos com vantagens culturais, desportivas e de formação para a comunidade educativa (extensivas, nalguns casos, aos familiares) do estabelecimento de ensino superior.

Este é um balanço parcial da atividade desenvolvida, em 2021, no âmbito do “Convidas. Projeto [da ESEnfC] que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar”.

 

 

Inscrito no Plano Estratégico da ESEnfC para 2020-2024, o “Convidas” vem permitir que crianças familiares dos funcionários da ESEnfC usufruam, nos períodos de interrupção letiva, de atividades de tempos livres, de âmbito científico, cultural ou até desportivo. Nalgumas situações, os benefícios estendem-se aos ascendentes.

Instalada no edifício do Polo B (São Martinho Bispo), num trabalho feito com a ajuda do Centro de Documentação e Informação da ESEnfC, a pequena Biblioteca Infantojuvenil dispõe de obras literárias e de compêndios escolares, direcionados aos colaboradores e seus familiares (crianças, adolescentes e jovens), parte dos quais emprestados ou oferecidos por colaboradores internos da instituição. Funciona, no horário da Biblioteca escolar do Polo B, numa «filosofia de doação e empréstimo», explica a coordenadora do projeto “Convidas”, professora Cristina Veríssimo.

Entretanto, foram também instalados, nos espaços ajardinados da Escola, alguns equipamentos para a prática de ginástica laboral ao ar livre, atividade que será supervisionada pelo Serviço de Saúde Escolar da ESEnfC.

 

Nove protocolos com benefícios para trabalhadores e famílias

Quanto a acordos que vão permitir o acesso, com condições especiais, a produtos ou serviços – todas as informações estarão disponíveis na página web do projeto, a lançar em breve –, para já, no âmbito do “Convidas”, a ESEnfC tem em vigor nove protocolos (alguns novos, outros reativados).

Assim, a nível de atividades culturais, tanto o Teatrão (para colaboradores e estudantes da ESEnfC), como o Conservatório Regional de Coimbra (apenas para colaboradores da ESEnfC), facilitam o acesso, com descontos (ou até a título gratuito, no caso da segunda entidade), a espetáculos e concertos.

Só o Teatrão, oferece 25% de desconto aos colaboradores da ESEnfC, para formação na área do Teatro e da Expressão Dramática, de acordo com a disponibilidade e a programação previstas pela companhia profissional. Também no que respeita a ingressos em produções da companhia residente da Oficina Municipal de Teatro, há benefícios para os colaboradores (30% de desconto sobre o bilhete normal nos espetáculos) e para os estudantes da ESEnfC (60% de desconto sobre a senha de admissão).

Ao nível de atividades de ginástica, exercício físico e bem-estar, a ESEnfC rubricou protocolos com duas organizações e um hotel, para o acesso, com benefícios, a sessões e treinos.

O Phive Health & Fitness Centers, por exemplo, oferece sete dias de acesso aos Clubes Phive inteiramente grátis, assim como duas sessões de Coach de 30 minutos (com um personal trainer) e condições preferenciais na adesão a um dos Clubes Phive (em relação à tabela de preços em vigor para o público em geral). Isto para todos os colaboradores da ESEnfC, seus familiares diretos e estudantes da instituição.

Por sua vez, o Coimbra Stand Up Paddle aplicará um desconto de 20% em vários serviços praticados (em relação à tabela de preços para o público em geral), para todos os colaboradores docentes, não docentes, estudantes e beneficiários do projeto “Convidas” – excetuam-se deste plano as designadas “atividades especiais”, como descidas de rio, ou “passeios de lua cheia”.

Também o Palácio São Silvestre Boutique Hotel proporciona à comunidade educativa da ESEnfC (docentes, não docentes e estudantes) um desconto (10%) em massagens e tratamentos, bem como no uso dos campos de padel e ténis. A isto acresce um desconto de igual valor no alojamento (para colaboradores da ESEnfC, através de código promocional).

 

Formações do IGAP gratuitas quando realizadas na ESEnfC

No campo da aquisição de novos conhecimentos, o IGAP - Instituto de Gestão e Administração Pública permite, aos colaboradores da ESEnfC, a participação gratuita em ações de formação que organize, desde que realizadas em espaços físicos da Escola.

Descontos de 40% (mediante aplicação de código promocional) para todos os colaboradores da ESEnfC, seu corpo docente e discente, bem como respetivos familiares e amigos, é a oferta do Matematik.

O centro de explicações Study Time - Coimbra propõe descontos de 10% (sobre o preçário base em vigor), para cada ano letivo, em serviços de estudo acompanhado e em explicações (ensino básico, secundário, superior e formação profissional), assim como na Escola de Línguas, em programas de férias e escolares e nos serviços de psicopedagogia. Também para estudantes, familiares diretos, colaboradores e parceiros ESEnfC, o Study Time – Coimbra dá um desconto de 5% em festas de aniversário e em workshops.

Já o Wall Street English promete conceder «descontos especiais nos serviços e atendimento preferencial», além da oferta, «em forma de Bolsa, de um curso de Inglês, com a duração de 9 meses, a um estudante matriculado e inscrito na ESEnfC, de acordo com os métodos de seleção e as condições de acesso à atribuição do referido curso definidos pelas partes outorgantes e que poderá ser frequentado na escola de Coimbra. Estas vantagens destinam-se a estudantes, a alumni, a aposentados, professores, investigadores, técnicos e administrativos da ESEnfC, devidamente identificados como tal, e ainda aos respetivos cônjuges, descendentes e ascendentes.

Para mais informações e esclarecimentos sobre todas estas condições preferenciais, deverão os interessados contactar a organização do projeto “Convidas”, através do e-mail convidas@esenfc.pt.

A outro nível, a ESEnfC, através do projeto “Convidas”, propõe-se «incrementar o teletrabalho, aumentar a atribuição de horários flexíveis e adaptados, e introduzir a hora limite de início e fim em todas as reuniões», que se realizarão, de modo crescente, em formato de videoconferência.

O projeto “Convidas” tem como finalidade a certificação da ESEnfC de acordo com a NP 4552-2016, norma portuguesa publicada, em 2016, para assegurar a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, considerada uma das prioridades europeias no âmbito das políticas públicas para a igualdade de género. É um projeto apoiado pelo Compete 2020 e Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia), com financiamento do Fundo Social Europeu no valor de 65.533,27 euros.

 

[2021-12-30]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program