Notícias
Professor Pedro Parreira e assistente convidada Tânia Morgado distinguidos pela Sigma Europa nas áreas da investigação e da prática clínica em Enfermagem


Eram já quatro e vieram mais dois. O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Parreira, e a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Tânia Morgado, além de assistente convidada na ESEnfC, são os mais recentes premiados pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem), pela exemplar dedicação profissional, respetivamente, nas áreas da “Investigação” e da “Prática Clínica”.

 

 

Com os novos prémios de 2022, que os laureados vão receber em junho, em Dublin (durante a 6ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, a realizar na capital da Irlanda), são agora seis os galardões atribuídos pela Sigma Europa a docentes e investigadores da ESEnfC e da sua Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

Pedro Parreira, que em 2021 conquistou dois outros prémios – o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e um prémio de reconhecimento da excelência da investigação em Enfermagem realizada durante a pandemia, também da Sigma Europa, atribuído a uma equipa de investigadores que lidera –, ganha, desta feita, o “Sigma European Nursing Excellence for Research Award 2022”.

Por sua vez, Tânia Morgado, enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, a exercer no Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico do CHUC, e desde 2008 assistente convidada na ESEnfC, arrecada o “Sigma European Clinical Practice Award 2022”.

Pedro Parreira é pós-doutorado em Ciências da Enfermagem, doutorado em Gestão e mestre em Comportamento Organizacional. Professor coordenador, docente na ESEnfC há mais de duas décadas, foi fundador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, outra área onde se tem destacado.

Pedro Parreira é, também, coordenador executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da UICISA: E, acolhida na ESEnfC, que visa aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações. É, ainda, autor e coautor de 18 livros e de mais de uma centena de artigos indexados em revistas nacionais e internacionais.

Tânia Morgado é doutoranda em Enfermagem, mestre em Bioética e pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes.

A assistente convidada na ESEnfC, funções que também desempenha na Escola Superior de Saúde de Leiria (desde 2020), é investigadora na UICISA: E, dedicando-se às questões da literacia em saúde mental nos adolescentes.

Tânia Morgado é membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, encontrando-se atualmente a desenvolver formação especializada em Intervenção Sistémica e Familiar.

 

Os três anteriores prémios da Sigma

Recorde-se que, em 2020, a também enfermeira no Hospital Pediátrico de Coimbra e docente na ESEnfC, Márcia Santos, foi distinguida pela Sigma, de igual modo com o prémio na categoria de “Prática Clínica”.

Dois anos antes, João Apóstolo, docente da ESEnfC e atual coordenador da UICISA: E, foi premiado pela Sigma, mas com o “European Recognition Nurse Award 2018″.

Mais recentemente, três enfermeiros da UICISA: E/ESEnfC mereceram o prémio "European Recognition of Nursing Excellence in Research during COVID-19”, com o qual a Sigma quis reconhecer a participação de Paulo Santos-Costa, Filipe Paiva-Santos e Cristina Costeira no maior estudo internacional, feito em 2021, sobre o impacto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e no bem-estar da pessoa com necessidade de cirurgia.

Fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, a Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing), é uma sociedade honorífica de Enfermagem que promove atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem.

O Capítulo Phi Xi da Sigma, acolhido pela ESEnfC, foi constituído em 2011, sendo composto por enfermeiros que se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.

[2022-01-17]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program