Um grupo de 27 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com a coordenação de três professores (Luís Paiva, Verónica Coutinho e Rui Gonçalves) estará, até ao próximo dia 12 de maio, a prestar auxílio a centenas de peregrinos que caminham em direção a Fátima.
A atividade, inserida no projeto Peregrino, começou já no dia 6 de maio, para 12 destes estudantes, no posto de apoio instalado no Campo do Bolão, em Coimbra.
No âmbito desta iniciativa, que visa o aconselhamento e a prestação de cuidados de saúde aos viajantes em romaria ao Santuário da Cova da Iria, outros 15 estudantes estarão em Fátima, nos dias 11 e 12.
Para esta ação, a ESEnfC conta com a parceria do Movimento Mensagem de Fátima, entidade que gere o posto de apoio do Bolão, e dos Paramédicos de Catástrofe Internacional, responsáveis pela organização do apoio dado em Fátima.
O projeto Peregrino visa proporcionar cuidados de saúde (primeiros socorros e suporte básico de vida) aos romeiros, mas também desenvolver estudos de investigação no âmbito do apoio à peregrinação, formando estudantes para poderem intervir nesta iniciativa.
E foi, justamente, através da parceria com os Paramédicos de Catástrofe Internacional, que, no dia 4 de maio, todos os estudantes que este ano participam nas atividades de apoio a peregrinos fizeram formação em Suporte Básico de Vida, creditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
Previamente, numa sessão com o docente Luís Paiva, foram tratados «conteúdos direcionados para a intervenção aos peregrinos em termos de cuidados gerais relativamente às situações/problemas mais frequentes», explica o professor da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica.
[2022-05-10]