Notícias
Times Higher Education Impact Rankings 2022: ESEnfC entre as três instituições de ensino superior portuguesas com melhores resultados na 'Saúde de Qualidade'

 

Pela primeira vez, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) aparece no Times Higher Education Impact Rankings 2022, divulgado no passado mês de abril e que tem como objetivo medir o sucesso global das instituições de ensino superior no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

 

 

No ranking global, a ESEnfC tem uma classificação dentro do intervalo de 65-71,9 pontos em 100 possíveis, estando numa posição no intervalo de 401-600 num total de 1406 instituições internacionais que participaram neste ranking.

Para além do ranking global, para cada instituição são apresentados os três ODS em que a instituição tem a melhor classificação (do 1 ao 16) e a classificação no ODS 17.

A ESEnfC destacou-se no ODS 5 - Igualdade de Género (com uma pontuação dentro do intervalo 53,5-59,5), no ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico (com uma pontuação dentro do intervalo 45-55,2) e no ODS 3 - Saúde de Qualidade (com uma pontuação dentro do intervalo de 73,9-79,6 pontos em 100, a terceira melhor pontuação obtida pelas instituições de ensino superior portuguesas que constam no ranking). No ODS 17, a ESEnfC obteve uma classificação dentro do intervalo 50,2-58,7.

Para esta classificação no ODS 3 - Saúde de Qualidade, contribuiu o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela equipa de investigadores e professores da ESEnfC nas diversas iniciativas que foram submetidas a avaliação.

São disso exemplo os cerca de 30 projetos de extensão ativos que estabelecem a ligação da ESEnfC com a comunidade em que se insere, promovendo ações solidárias e de inclusão, com destaque para os projetos de cooperação com escolas do ensino básico, secundário e universitário no domínio da investigação e da educação em saúde.

A atividade desenvolvida pelo Centro Colaborador da OMS para a Prática e Investigação em Enfermagem da ESEnfC, o único centro colaborador da Península Ibérica para a Enfermagem e um dos quatro centros a nível da Europa membro da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para a Enfermagem e Obstetrícia, também contribuiu para o lugar de destaque obtido no ranking.

O Serviço de Saúde Escolar, as políticas antitabágicas e de promoção da saúde mental, sexual e reprodutiva entre a comunidade escolar, assim como os acordos bilaterais Erasmus+ e os protocolos de cooperação com 30 países de todo o mundo, foram outras das ações valorizadas neste indicador.

O Times Higher Education Impact Rankings 2022, que já vai na sua quarta edição, analisa anualmente a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas, constituindo-se como o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos.

 

(Texto elaborado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem)

 

[2022-05-17]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente