Notícias
ESEnfC inicia doutoramento em Enfermagem em parceria com a Universidade de Coimbra

 

 

Setembro de 2022 marca o início da lecionação do doutoramento em Enfermagem criado em associação entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Desde o dia 5 de julho que estão abertas as candidaturas para uma das 15 vagas disponíveis para a frequência deste curso de 3º ciclo, que tem por objetivo geral «assegurar formação avançada que contribua para o desenvolvimento de competências específicas na produção e translação de conhecimento em Enfermagem».

Trata-se de um programa doutoral que tem em vista preparar «uma nova geração de investigadores em Enfermagem, capazes de integrar equipas interdisciplinares em projetos de investigação inovadores», lê-se no documento de apresentação do pedido de novo ciclo de estudos, que foi acreditado, por um período de seis anos, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Para a Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, a aprovação e abertura deste programa doutoral «é um passo decisivo para a consolidação do desenvolvimento da Enfermagem, enquanto área científica e profissão», que, de igual modo, fortalece a «cooperação entre as duas instituições» de ensino superior que atribuem este grau, colocando «as Ciências de Enfermagem no diálogo interdisciplinar, com particular ênfase com as demais Ciências da Saúde, no seio da academia».

O novo ciclo de estudos terá a duração de quatro anos (um ano curricular e três para a elaboração da tese), num total de 240 créditos ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos).

Logo no primeiro ano, os estudantes do doutoramento terão de cumprir três unidades curriculares (“Enfermagem: Inovação e Desenvolvimento”, “Aprofundamento Científico Autodirigido” e “Fundamentos de Investigação Clínica”) e entregar o projeto de tese.

O ciclo de estudos será ministrado, de acordo com as unidades curriculares em funcionamento, nas instalações da ESEnfC, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e da UC.

O corpo docente do doutoramento é constituído maioritariamente por professores da ESEnfC (21 dos 26 docentes envolvidos, incluindo o responsável pela coordenação da implementação do ciclo de estudos, João Alves Apóstolo) e por colegas das faculdades de Medicina (2), Farmácia (1), Psicologia e Ciências da Educação (1) e Economia (1).

O novo doutoramento destina-se a titulares do grau de mestre em Enfermagem (ou equivalente), bem como a licenciados em Enfermagem ou detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica do doutoramento em Enfermagem.

Os estudantes interessados poderão submeter a candidatura, cuja 1ª fase decorre até 21 deste mês, na plataforma informática da UC, “InforEstudante”, devendo previamente consultar a página informativa sobre o curso e respetivo aviso de abertura.

Haverá, ainda, caso necessário, uma 2ª fase de candidaturas, de 1 a 13 de setembro de 2022.


[2022-07-08]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program