Notícias
Escola com nova liderança nos próximos quatro anos

 

 

Eleito no dia 20 de julho, António Fernando Salgueiro Amaral será, dentro de semanas, o novo Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), mandato que exercerá durante os próximos quatro anos (2022-2026).

“Competência, compromisso e cooperação” é o título do programa de ação do candidato único ao lugar, sufragado pelo Conselho Geral da ESEnfC, que tem como prioridades a integração no ensino universitário, por direito próprio e agora, também, alicerçada na oferta do doutoramento (programa de 3º ciclo que, a partir do ano letivo que se inicia em setembro, será ministrado em colaboração), a valorização do ensino, da cooperação e da internacionalização, o incentivo à investigação e a criação de uma escola aberta ao mundo.

«Garantir as condições para que nenhum estudante fique para trás em razão de condicionalismos económicos e ou sociais, consolidar a marca ESEnfC no panorama nacional e internacional e promover a Escola como um ambiente de estudo cultural e socialmente cativante e promotor do bem-estar para todos» são compromissos do professor coordenador da ESEnfC.

Por outro lado, o novo Presidente eleito assume «o propósito de uma gestão pelo conhecimento e na conciliação trabalho e vida particular, que permita desocultar os talentos de cada um dos profissionais e maximizá-los, não apenas para que a escola obtenha benefício, mas também para a criação de um ambiente onde cada um se sinta realizado profissionalmente e com maior satisfação e bem-estar».

Além deste «compromisso de trabalhar com todos», com uma candidatura a ocorrer «num tempo de grande imprevisibilidade», Fernando Amaral propõe-se «garantir a transição digital/tecnológica, promovendo a conceção de um verdadeiro sistema de informação, de modo a reduzir trabalho e esforço aos vários níveis da organização, evitando trabalho redundante, menor pegada ecológica, maior eficiência e mais satisfação».

Professor coordenador na ESEnfC, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com a opção de controlo de infeção, o novo Presidente da ESEnfC possui o curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem e o curso de Direção Estratégica de Instituições do Ensino Superior na Cátedra UNESCO da Universidade Politécnica de Catalunha. É mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e doutor em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, também pela UC, onde realizou uma tese centrada na efetividade dos cuidados de Enfermagem.

Fernando Amaral foi investigador principal de alguns projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pela União Europeia e pela Ordem dos Enfermeiros.

Na carreira docente desde 1988 – ingressou na Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto –, o atual coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC já ocupou os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico. Fez, ainda, parte do Conselho Geral nos últimos tês mandatos.

O Presidente da ESEnfC é eleito pelo Conselho Geral, órgão de governo composto por 25 membros: 14 representantes dos professores e ou investigadores, três representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e sete personalidades externas de reconhecido mérito.

O Presidente da ESEnfC é o órgão superior de governo e de representação externa da instituição e a ele compete a condução da política da Escola, presidindo igualmente ao Conselho de Gestão.

 

[2022-07-22]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program