Notícias
Produto mais eficaz a localizar posição da sonda nasogástrica vence Poliempreende na ESEnfC

 

 Daniela Marques de Almeida,  Rosa Melo, Hugo Félix e Maria João Fernandes

 

Um produto na área da saúde que garante maior celeridade a detetar a posição da sonda nasogástrica que permite o acesso à parte interna do estômago, reduzindo as complicações associadas à inserção deste dispositivo médico, é o projeto vencedor do Concurso Regional Poliempreende 2022 realizado, no dia 20 de julho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Intitulado Easy Check Tube, o projeto classificado em primeiro lugar, apresentado pelo estudante de enfermagem da ESEnfC, Hugo Félix (que contou com a colaboração da professora Rosa Melo, enquanto tutora), vai receber o prémio regional monetário de 2 mil euros, que ajudará a iniciar a implementação empresarial deste produto.

De acordo com o estudante Hugo Félix (terceiro na foto), o produto a desenvolver terá como vantagens a prevenção de situações como a pneumonia de aspiração, o refluxo gástrico e outras complicações respiratórios e traumáticas. Além de que aumenta o conforto do utente e tem um baixo custo de produção.

Em segundo e em terceiro lugar nesta fase regional do Poliempreende, realizada na ESEnfC, ficaram os projetos Traqueobreathe (produto para realizar, simultaneamente, aspiração de secreções e oxigenação em doentes traqueostomizados) e BactriGloves (produto que permite minimizar a disseminação de uma bactéria multirresistente). Apresentados, respetivamente, pelas estudantes Daniela Marques de Almeida e Maria João Fernandes, vão receber, também, prémios pecuniários, no valor de 1.500 euros e de mil euros.

 

 Os premiados com os membros do júri e com alguns professores do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC

 

Estes três projetos de ideias de negócio foram apreciados por um júri constituído por Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC), Áurea Andrade (enfermeira diretora do CHUC), Nuno Barbosa (Vygon Portugal), Nuno Mendonça (professor e coordenador da UC Business), e Pedro Maranha (professor na Coimbra Business School).

Em setembro de 2022, o projeto vencedor na ESEnfC vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final do Concurso Nacional Poliempreende, a decorrer no Politécnico de Beja.

O Poliempreende é um concurso de ideias e planos de negócios que visa promover a cultura empreendedora no seio de instituições de ensino superior politécnico, fomentando a criação de empresas baseadas no conhecimento e, assim, contribuindo para o desenvolvimento regional.

[2022-07-22]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program