Notícias
Professores da ESEnfC no I Congresso Internacional de Enfermagem na Guiné-Bissau

 

 

O Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Fernando Amaral, e os também professores da instituição, Alfredo Lourenço, Jorge Apóstolo, Manuela Frederico e Verónica Coutinho, participaram, nos dias 6 e 7 de setembro, no I Congresso Internacional de Enfermagem na Guiné-Bissau.

Fernando Amaral proferiu mesmo a conferência inaugural do congresso (“A Enfermagem no século XXI”) coorganizado pela Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau e pela ESEnfC, no âmbito do projeto "Ianda Guiné Saúde - Reforço do Sistema de Saúde da Guiné-Bissau", liderado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e com o apoio financeiro da União Europeia.

Neste evento, sob o lema "Valorização da formação de capital humano da Enfermagem", intervieram, também, os professores Manuela Frederico (participou na mesa-redonda “Importância da Enfermagem nos cuidados de saúde”), Verónica Coutinho (falou na mesa-redonda “Transformação do ensino de Enfermagem na Guiné-Bissau”, moderada por Alfredo Lourenço) e Jorge Apóstolo (deu a palestra “Desafios em saúde infantil a nível global”).

Também no âmbito do projeto "Ianda Guiné Saúde”, a ESEnfC deu formação a 17 enfermeiros guineenses, que frequentaram o curso de Gestão de Unidades de Cuidados para Chefias de Enfermagem Hospitalares, num total de 180 horas, concluído em março deste ano.

Apoiado com dois milhões de euros pela União Europeia, e com um cofinanciamento de mais 140 mil euros do Instituto Camões e da Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto "Ianda Guiné Saúde” visou, num horizonte temporal de três anos (2020-2023), ajudar na melhoria dos recursos humanos em saúde neste território africano de língua portuguesa.

Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Direção-Geral da Saúde, Escola de Medicina da Universidade do Minho, hospitais de Braga, Guimarães e Viana do Castelo e Ordem dos Médicos são outros parceiros deste projeto.

Na primeira fotografia (em cima), vemos Artis Bertulis, José Rui Velez Caroço (respetivamente, embaixadores da União Europeia e de Portugal na Guiné-Bissau) e Fernando Amaral (Presidente da ESEnfC). Na abertura do encontro estiveram, ainda, Domingos Malú (ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau) e Alberto Lopes (bastonário da Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau), ambos na segunda foto, ladeando Artis Bertulis.

 

 

[2023-09-08]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente
  • JUN
    04
    Presencial & Online
    ETHCOM: Escola de Verão & 2º Evento Multiplicador (ME2)
  • JUN
    03
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende