Notícias
Quartanista da ESEnfC vence concurso para cartaz oficial da Queima das Fitas 2024

 


Um passadiço na praia a ir dar a um farol serviu de inspiração à estudante de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria Saltão, para desenhar o cartaz vencedor da edição de 2024 da Queima das Fitas de Coimbra.

Aos 21 anos e a terminar a graduação em Enfermagem, é com agrado que a quartanista natural da Figueira da Foz vê reconhecidos dotes artísticos que diz possuir desde a infância, mas a que sempre deu pouca importância.

Na imagem de cartaz da Queima das Fitas que recentemente executou, o passadiço deu lugar à ponte pedonal Pedro e Inês, que atravessa o rio Mondego na cidade outrora denominada por lusa Atenas, e o farol foi substituído pela “Cabra” (torre da Universidade de Coimbra).

O cartaz oficial da Queima das Fitas 2024, da autoria de Maria Saltão, retrata, ainda, «o fado de Coimbra e a serenata, que são tão especiais nesta cidade», diz-nos a estudante da ESEnfC.

Neste trabalho estão, também, representadas as fitas dos cursos e as insígnias da praxe: colher de pau, moca, tesoura e penico.

Embora desenhe desde criança, e com elogios pelos resultados, Maria Saltão não seguiu esse percurso. Preferiu a Enfermagem.

E é ao estudar Enfermagem, na ESEnfC, que volta a pôr em prática o seu «lado de criativa»: tem colaborado nas redes sociais da Tuna de Enfermagem de Coimbra, a que pertence – é pandeireta –, e esteve ligada ao “departamento de multimédia” do carro alegórico que a transportou no último cortejo da Queima das Fitas, em 2023.

«Sempre desenhei quando era criança. Sempre disseram que eu tinha jeito, mas não segui esse percurso. Nunca me levei a sério, também porque os meus pais não me deixavam (risos)», afirma Maria Saltão.

É a primeira vez que a estudante do 4º ano de Enfermagem participa num concurso desta natureza.

«Vi a publicação, li o regulamento e fiquei interessada. Pareceu-me que até poderia conseguir fazer, candidatei-me e tive entre um e dois meses para elaborar o cartaz», refere, ao notar que o trabalho final «não saiu logo», que fez «vários rascunhos».

Atualmente, Maria Saltão está a frequentar ensino clínico no Centro Geriátrico Luís Viegas Nascimento, na Figueira da Foz. Num futuro próximo, quer ser especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, a área de que mais gostou durante a licenciatura.

A imagem de Maria Saltão é escolhida para cartaz da Queima das Fitas no ano em que se assinalam os 125 anos da festa dos estudantes, que na edição de 2024 tem por lema “Coimbra de saudade, 125 anos para a eternidade”.

 

[2024-04-08]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende