A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) foi aceite como membro da Florence Network, uma rede de instituições de ensino superior europeias dedicada à Enfermagem e à Obstetrícia, que estimula o intercâmbio de estudantes e professores e a cooperação internacional no domínio da educação, investigação científica e desenvolvimento.
Desde o passado mês de março que a ESEnfC está comprometida com as diretrizes e regulamentos oficiais de uma das mais antigas redes europeias nestas áreas profissionais e do conhecimento (fundada em 1995), assumindo um papel de cooperação com os seus membros – mais de 50 instituições de ensino superior de 22 países – e podendo, também, beneficiar desse trabalho colaborativo.
Assinaram o acordo de adesão, Fernando Amaral (Presidente da ESEnfC), Rosa Moreira (professora da ESEnfC, como pessoa de contacto) e Lisbeth Vinberg Engel (presidente da Florence Network).
Identificar pontos em comum entre as entidades parceiras, permitindo convergências nos domínios educativo, científico, prático e pedagógico, mas também promover a mobilidade entre países e instituições (intercâmbio de estudantes e de docentes), conforme exigido pelos tratados educativos europeus, são objetivos desta estrutura de cooperação no ensino superior.
De acordo com a professora Rosa Moreira, especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, «esta iniciativa representa uma oportunidade única para a colaboração internacional e para a melhoria da qualidade educacional e científica em duas áreas essenciais da saúde global».
Além disso, nota a docente que coordena o Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da instituição, «a ESEnfC identifica-se com os valores da Florence Network, que busca não apenas a excelência educacional, mas também o reconhecimento da Enfermagem e da Obstetrícia como pilares fundamentais dos cuidados de saúde na Europa».
[2025-04-16]