«Foi, realmente, uma semana intensa, onde se destacou a importância da comunicação, a ética, as teorias e a evidência científica, como elementos fundamentais para tomar as melhores decisões clínicas que garantam cuidados seguros e de excelência».
É desta forma que Helena Felizardo, docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que com o colega Pedro Sousa coordena o Blended Intensive Program (BIP) “Clinical Skills: Clinical Decision Making”, resume a atividade presencial realizada, de 7 a 11 de abril, na instituição e que juntou 40 estudantes e oito docentes de Enfermagem de quatro estabelecimentos de ensino superior europeus, de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal.
Durante aqueles cinco dias, os estudantes selecionados para o BIP, que conta com financiamento da União Europeia (programa de mobilidade Erasmus+), assistiram a palestras, visitaram instituições de saúde e colaboraram em cenários de simulação diversos, relacionados com temas como controlo de infeção, ética, cuidados de saúde maternos, cuidados intensivos, cuidados ao idoso, ou reabilitação. Tudo para um melhor domínio das competências clínicas necessárias à tomada de decisão.
«Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras providenciadas por peritos na área, decorreram muitos momentos de simulação clínica, mas também momentos culturais em que partilhámos um pouco do que é Coimbra e a magia de ser estudante em Coimbra», prossegue a professora Helena Felizardo.
De acordo com os docentes Helena Felizardo e Pedro Sousa, este BIP, que combina atividades online e presenciais, «utiliza formas inovadoras de aprendizagem e ensino, que incluem a aprendizagem baseada em desafios, em que equipas transnacionais trabalham em conjunto para enfrentar desafios, como por exemplo os relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas ou outros desafios sociais identificados».
O programa de mobilidade intensivo “Clinical Skills: Clinical Decision Making” começou já em 2024: antes deste momento presencial, nas instalações da ESEnfC, compreendeu dois momentos virtuais de aulas online (nos dias 27 de novembro e 5 de março).
Liderado pela ESEnfC/Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais, o BIP “Clinical Skills: Clinical Decision Making” resulta de uma parceria entre a instituição de Coimbra, a Centria University of Applied Sciences (Finlândia), a Universidad de Valladolid (Espanha) e a Università Vita-Salute San Raffaele (Itália).
[2025-04-22]