Notícias
Novos professores adjuntos rejuvenescem corpo docente da Escola de Enfermagem de Coimbra

 



Iniciaram funções, no início do mês de abril, seis novos professores adjuntos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que vão lecionar e estar associados ao trabalho de cinco das unidades científico-pedagógicas (UCP) da instituição.

Falamos de Luísa Teixeira Santos, Ana Filipa Sousa, Maria do Rosário Martins, Paulo Jorge dos Santos Costa, Ana Maria Gonçalves de Pinho e Filipa Isabel Quaresma Santos Ventura (da esquerda para a direita na foto).

Com mais estas contratações, inseridas num «concurso para 16 novos postos de professor adjunto», a ESEnfC está «a tentar minimizar o efeito das muitas saídas por aposentação» verificadas recentemente, conforme referiu no Dia da Escola o Presidente da instituição, António Fernando Amaral, ao notar que, «em 2024, saíram 15% dos professores de carreira».

Ana Filipa Sousa, que fica ligada à UCP de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, é doutorada em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto), possuindo mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica que, tal como a licenciatura em Enfermagem, concluiu na ESEnfC.

Também pós-graduada em Gestão de Unidades de Saúde (igualmente pela ESEnfC), é investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), membro de equipa do projeto de extensão à comunidade “Saúde e Saber: Segredo de Viver". Foi já assistente convidada na ESEnfC (2017-2024) e, depois, professora adjunta na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (setembro de 2024 - março de 2025).

Relativamente ao exercício como enfermeira, trabalhou no Centro Cirúrgico de Coimbra (2010-2015) e no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (2015-2024), totalizando 15 anos de prática clínica.

Ana Maria Gonçalves de Pinho (UCP de Enfermagem de Reabilitação), é doutoranda em Enfermagem na Universidade de Coimbra/ESEnfC, possuindo mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Reabilitação (pela ESEnfC). Licenciou-se em Enfermagem na antiga Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Tem pós-graduações em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, em Gestão de Recursos Humanos e em Inovação, Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde. Tem as competências acrescidas avançadas em Supervisão Clínica e em Gestão, atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros.

Unidade de Transplantação Renal, Neurocirurgia e Traumatologia/Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Soure da ULS Baixo Mondego, foram serviços por onde passou enquanto enfermeira.

Foi coordenadora da UCC Soure e do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULS Baixo Mondego.

Exerceu, também, funções de assistente convidada na ESEnfC, tendo colaborado na orientação e acompanhamento de estudantes do 2º ciclo de Enfermagem de Reabilitação da ESEnfC.

Filipa Ventura (UCP de Enfermagem Médico-Cirúrgica) é doutorada em Ciências da Saúde pela Sahlgrenska Academy, Universidade de Gotemburgo (Suécia), e mestre em Enfermagem pela mesma instituição.

Enfermeira desde 2005, com especialização em Enfermagem Oncológica (University West, Trollhättan, Suécia), trabalhou como enfermeira de cuidados gerais e enfermeira oncológica, em Portugal e na Suécia, durante cerca de sete anos. Foi, ainda, “investigadora júnior” nos últimos seis anos.

Luísa Teixeira Santos (UCP de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica) é doutorada em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS da Universidade do Porto, mestre e especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, e pós-graduada em Gestão e Administração de Serviços de Saúde, Supervisão Clínica e Igualdade de Género.

Nos últimos cinco anos, foi assistente convidada na ESEnfC, acumulando esta atividade com uma bolsa de investigação para desenvolvimento do doutoramento.

Em 2020, foi a única enfermeira em Portugal a obter financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no concurso nacional para o desenvolvimento do seu projeto, "Programa de Formação em Saúde Mental e Bem-Estar para profissionais e voluntários, que não os de Saúde, a trabalharem com requerentes de asilo (APT4U2)".

Participou em missões humanitárias na Grécia, Colômbia e Turquia, apoiando a saúde de refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos, além de formar profissionais que trabalham nesses contextos. É membro integrado da Academia Europeia de Ciências da Enfermagem e do Comité de Investigação da Sigma Europa.

Maria do Rosário Martins (UCP de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente) é doutoranda em Ciências de Enfermagem, possui mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Ao longo de 25 anos (desde 1999) trabalhou no Hospital Pediátrico de Coimbra, nos serviços de Cirurgia, Queimados e Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica, onde foi enfermeira de referência de crianças ostomizadas e famílias.

Desde 2017 que tem sido assistente convidada na ESEnfC.

É coautora, juntamente com o docente da ESEnfC recém-aposentado, Jorge Manuel Amado Apóstolo, do livro (Trans)Formar a Estomaterapia Pediátrica em Portugal, editado em 2023 pela LisbonPress.

Foi secretária da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros, no mandato 2020-2023.

Paulo Jorge dos Santos Costa (UCP de Enfermagem do Idoso) é doutorado em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa, detém pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária (Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa), mestrado em Enfermagem - Área de Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados (ESEnfC) e pós-graduações em Enfermagem Gerontogeriátrica, em Supervisão Clínica e em Investigação Clínica em Serviços de Saúde. A Ordem dos Enfermeiros atribuiu-lhe a competência avançada em Supervisão Clínica.

É investigador membro da Alliance for Vascular Access Teaching and Research Group (Griffith University, Queesnland, Austrália), investigador colaborador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e editor académico das revistas BMC Nursing (Springer Nature) e Nursing Practice & Research (Wiley).

Entre 2014 e 2017, foi enfermeiro no Barking, Havering and Redbridge University Hospitals NHS Trust (Reino Unido), de 2018 a 2023 foi assistente convidado na ESEnfC e, em 2023, assistente convidado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.

Mais recentemente (2024-2025), foi investigador auxiliar de carreira na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, concretamente no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa.

Foi, ainda vice-presidente do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (2024) e tesoureiro da Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (2024).

 

[2025-04-17]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    15
    Online
    XVII Encontro do Dia Internacional da Família "Políticas Voltadas para a Família - Rumo ao desenvolvimento sustentável"
  • MAY
    08
    Presencial: Polo A
    Encontro Anual do Programa de Doutoramento 2025 "Conhecimento em Enfermagem: da construção à criação de valor"
  • APR
    29
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • APR
    09
    Presencial
    Caminhada e Torneio de Futebol na Escola Superior de Enfermagem - Dia Mundial da Atividade Física