Iniciaram funções, no início do mês de abril, seis novos professores adjuntos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que vão lecionar e estar associados ao trabalho de cinco das unidades científico-pedagógicas (UCP) da instituição.
Falamos de Luísa Teixeira Santos, Ana Filipa Sousa, Maria do Rosário Martins, Paulo Jorge dos Santos Costa, Ana Maria Gonçalves de Pinho e Filipa Isabel Quaresma Santos Ventura (da esquerda para a direita na foto).
Com mais estas contratações, inseridas num «concurso para 16 novos postos de professor adjunto», a ESEnfC está «a tentar minimizar o efeito das muitas saídas por aposentação» verificadas recentemente, conforme referiu no Dia da Escola o Presidente da instituição, António Fernando Amaral, ao notar que, «em 2024, saíram 15% dos professores de carreira».
Ana Filipa Sousa, que fica ligada à UCP de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, é doutorada em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto), possuindo mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica que, tal como a licenciatura em Enfermagem, concluiu na ESEnfC.
Também pós-graduada em Gestão de Unidades de Saúde (igualmente pela ESEnfC), é investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), membro de equipa do projeto de extensão à comunidade “Saúde e Saber: Segredo de Viver". Foi já assistente convidada na ESEnfC (2017-2024) e, depois, professora adjunta na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (setembro de 2024 - março de 2025).
Relativamente ao exercício como enfermeira, trabalhou no Centro Cirúrgico de Coimbra (2010-2015) e no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (2015-2024), totalizando 15 anos de prática clínica.
Ana Maria Gonçalves de Pinho (UCP de Enfermagem de Reabilitação), é doutoranda em Enfermagem na Universidade de Coimbra/ESEnfC, possuindo mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Reabilitação (pela ESEnfC). Licenciou-se em Enfermagem na antiga Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Tem pós-graduações em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, em Gestão de Recursos Humanos e em Inovação, Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde. Tem as competências acrescidas avançadas em Supervisão Clínica e em Gestão, atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros.
Unidade de Transplantação Renal, Neurocirurgia e Traumatologia/Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Soure da ULS Baixo Mondego, foram serviços por onde passou enquanto enfermeira.
Foi coordenadora da UCC Soure e do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULS Baixo Mondego.
Exerceu, também, funções de assistente convidada na ESEnfC, tendo colaborado na orientação e acompanhamento de estudantes do 2º ciclo de Enfermagem de Reabilitação da ESEnfC.
Filipa Ventura (UCP de Enfermagem Médico-Cirúrgica) é doutorada em Ciências da Saúde pela Sahlgrenska Academy, Universidade de Gotemburgo (Suécia), e mestre em Enfermagem pela mesma instituição.
Enfermeira desde 2005, com especialização em Enfermagem Oncológica (University West, Trollhättan, Suécia), trabalhou como enfermeira de cuidados gerais e enfermeira oncológica, em Portugal e na Suécia, durante cerca de sete anos. Foi, ainda, “investigadora júnior” nos últimos seis anos.
Luísa Teixeira Santos (UCP de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica) é doutorada em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS da Universidade do Porto, mestre e especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, e pós-graduada em Gestão e Administração de Serviços de Saúde, Supervisão Clínica e Igualdade de Género.
Nos últimos cinco anos, foi assistente convidada na ESEnfC, acumulando esta atividade com uma bolsa de investigação para desenvolvimento do doutoramento.
Em 2020, foi a única enfermeira em Portugal a obter financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no concurso nacional para o desenvolvimento do seu projeto, "Programa de Formação em Saúde Mental e Bem-Estar para profissionais e voluntários, que não os de Saúde, a trabalharem com requerentes de asilo (APT4U2)".
Participou em missões humanitárias na Grécia, Colômbia e Turquia, apoiando a saúde de refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos, além de formar profissionais que trabalham nesses contextos. É membro integrado da Academia Europeia de Ciências da Enfermagem e do Comité de Investigação da Sigma Europa.
Maria do Rosário Martins (UCP de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente) é doutoranda em Ciências de Enfermagem, possui mestrado e pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Ao longo de 25 anos (desde 1999) trabalhou no Hospital Pediátrico de Coimbra, nos serviços de Cirurgia, Queimados e Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica, onde foi enfermeira de referência de crianças ostomizadas e famílias.
Desde 2017 que tem sido assistente convidada na ESEnfC.
É coautora, juntamente com o docente da ESEnfC recém-aposentado, Jorge Manuel Amado Apóstolo, do livro (Trans)Formar a Estomaterapia Pediátrica em Portugal, editado em 2023 pela LisbonPress.
Foi secretária da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros, no mandato 2020-2023.
Paulo Jorge dos Santos Costa (UCP de Enfermagem do Idoso) é doutorado em Enfermagem, pela Universidade Católica Portuguesa, detém pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária (Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa), mestrado em Enfermagem - Área de Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados (ESEnfC) e pós-graduações em Enfermagem Gerontogeriátrica, em Supervisão Clínica e em Investigação Clínica em Serviços de Saúde. A Ordem dos Enfermeiros atribuiu-lhe a competência avançada em Supervisão Clínica.
É investigador membro da Alliance for Vascular Access Teaching and Research Group (Griffith University, Queesnland, Austrália), investigador colaborador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e editor académico das revistas BMC Nursing (Springer Nature) e Nursing Practice & Research (Wiley).
Entre 2014 e 2017, foi enfermeiro no Barking, Havering and Redbridge University Hospitals NHS Trust (Reino Unido), de 2018 a 2023 foi assistente convidado na ESEnfC e, em 2023, assistente convidado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.
Mais recentemente (2024-2025), foi investigador auxiliar de carreira na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, concretamente no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa.
Foi, ainda vice-presidente do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (2024) e tesoureiro da Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (2024).
[2025-04-17]