Mais de 80 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo (EB 1) de Coselhas, em Coimbra, aprenderam noções básicas de suporte básico de vida, ao participarem, no dia 4 de junho, na iniciativa “1-1-2 Pede Ajuda Veloz”, promovida por docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
A atividade, organizada no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança e integrada no projeto de extensão à comunidade GPFAIR – Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, visou também «sensibilizar os mais novos para o reconhecimento de emergências» e ensiná-los a «pedir ajuda corretamente».
«Recorrendo a uma metodologia lúdico-pedagógica e ao treino em manequins, foram criados diversos cenários de simulação onde as crianças puderam praticar, de forma interativa e divertida, como agir perante uma emergência. A ação permitiu não só o desenvolvimento de competências essenciais em primeiros socorros, como também promoveu a responsabilidade e o espírito solidário entre os participantes», refere a equipa de professores da ESEnfC, constituída por Ana Filipa Sousa, Liliana Patrícia Ferraz, Luís Manuel Batalha, Márcia Pestana dos Santos, Maria de Lurdes Lomba, Maria do Rosário Martins, Marília Costa Flora e Sandra Morais Lopes.
Os alunos daquele estabelecimento de ensino básico do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, receberam certificados de mérito pela participação na iniciativa “1-1-2 Pede Ajuda Veloz”, bem como um cartão educativo, para registo dos «passos fundamentais a seguir para pedir ajuda em caso de emergência».
«Esta iniciativa destaca o compromisso da ESEnfC com a promoção da literacia em saúde junto da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, informados e preparados para agir», sublinham ainda os docentes envolvidos na atividade, afetos à área de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente.
[2025-06-12]