Quatro estudantes, seis docentes e uma bolseira de investigação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participaram, na última semana (de 9 a 13 de junho), no Congresso bienal do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) de 2025, realizado em Helsínquia, capital da Finlândia, para onde terão confluído 7 mil profissionais de 130 países.
Pela Direção da Associação de Estudantes da ESEnfC, estiveram neste congresso Francisca Lopes (presidente) e Leonor Costa (tesoureira), enquanto Francisco Ferraz e Diogo Espada se apresentaram em representação da Associação Europeia de Estudantes de Enfermagem (ENSA), respetivamente como presidente e como responsável pela organização de eventos.
Francisco Ferraz teve a possibilidade de intervir como palestrante no primeiro simpósio da ENSA num congresso do ICN, no dia 10, subordinado ao tema “Empoderar os Futuros Enfermeiros: Promover a mudança para transformar a Saúde”.
Quanto às docentes da ESEnfC que participaram neste Congresso do ICN, todas apresentaram comunicações (orais ou em formato de póster, feitas em colaboração com outros investigadores e profissionais).
As professoras Aliete Cunha-Oliveira e Cândida Rosalinda Loureiro, por exemplo, apresentaram, respetivamente, as comunicações Prevention of risky sexual behavior in primary healthcare: A Best Practice Implementation Project and Sustentability e Importance of computorized cognitive training in the cognition of elderly people.
Já Maria da Conceição Bento levou a comunicação intitulada Educar a los estudiantes de enfermería en prácticas sostenibles e innovadoras para la prevención y el control de las infecciones periparto: un proyecto de asociación entre Europa y el África subsahariana.
Mindfulness for Nurses in the occupational health services units in primary care context: a best pratice implementation project foi a comunicação que Tereza Barroso submeteu ao congresso bienal do ICN.
Também a professora Dulce Galvão participou no evento, no âmbito do qual apresentou o trabalho Los futuros enfermeros especialistas en Enfermería en Salud Infantil, Salud Materna y Comunitaria y los rincones de lactancia.
Por sua vez, Daniela Pinto, bolseira de investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, apresentou a comunicação oral Digital-based intervention to support mental health promotion in adolescents, que resulta do projeto de doutoramento com o mesmo nome, e que tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de intervenção digital para a promoção da saúde mental nos adolescentes.
[2025-06-17]